OUTUBRO ROSA - CÂNCER DE MAMA: DIAGNÓSTICO PRECOCE SALVA VIDAS

O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.

Outubro chegou e trazendo um assunto que talvez você já conheça! Câncer de mama. mas, é importante falar sobre essa doença.  A presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional TO, Evelling Lorena Cerqueira de Oliveira alerta:  “O Outubro Rosa é uma campanha mundial sobre a conscientização da importância da prevenção do câncer de mama. Surgiu no início da década de 90 nos Estados Unidos e hoje é amplamente divulgada em todo o mundo.
O câncer de mama é que mais acomete as mulheres e que tem uma chance de cura de mais de 90% se o diagnóstico é feito precocemente.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia, a mamografia deve ser feita anualmente a partir dos 40 anos. Quanto antes melhor. Faça sua mamografia anual. ”

 Sempre é bom lembrar: 

É o tipo mais comum entre as mulheres, no Brasil e no mundo, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos de câncer a cada ano. Esse percentual é de 29% entre as brasileiras.
O câncer de mama ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.
Foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas). Faça o autoexame!

Evelling Lorena Cerqueira de Oliveira
Graduação, especialização e mestrado pela Universidade Federal de Goiás
Mastologista do CEMTRO - Centro de Especialidades Médicas e Tratamento
Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia - Regional TO