Na segunda-feira, 21/7, o prefeito de Porto Nacional, Ronivon Maciel, recebeu do superintendente em exercício do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN TO), Danilo Curado, em pauta, parceria da cidade na elaboração de um caderno de normativas para que o desenvolvimento siga um modelo de preservação do patrimônio histórico e bens tombados em áreas urbanas.
"A gestão do prefeito Ronivon, com sua formação acadêmica em história e sensibilidade cultural, é essencial para avançarmos. Essa parceria fortalece não apenas a Semana do Patrimônio, mas projetos de longo prazo, como a revitalização do Centro Histórico".
Participaram da reunião os secretários, Jerfeson Nascimento (cultura e turismo) e Joana dos Reis (educação), Silvia I.M. Rivas (engenheira civil – SECULT) e Rodrigo da Nóbrega: (chefe da divisão técnica IPHAN –TO).
Em tempo: De 18 a 22 de agosto, Palmas vai sediar a Semana do Patrimônio Cultural do Tocantins com debates multissetoriais sobre preservação, oficinas, seminários e o II Fórum do Patrimônio Cultural. E o II Encontro de Gestores Municipais de Cultura.
Foto destaque: Catedral Nossa Senhora das Mercês é a única do Estado no estilo românico de Toulouse*
Outra particularidade é a Catedral Nossa Senhora das Mercês, única no Estado projetada em pedras e tijolos, no estilo românico de Toulouse, França (região de origem dos freis construtores, da Ordem Dominicana).
A Catedral domina a paisagem do centro histórico portuense que, em 2008, foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional. Ao todo, a área delimitada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) abrange cerca de 250 edificações, incluindo o Seminário São José, a Prefeitura Velha, o Colégio Sagrado Coração de Jesus, o Prédio do Abrigo João XXIII, casarões particulares, conjuntos de ruas, largos e praças. Com informações do Portal www.to.gov.br
Arquitetura Românica
A arquitetura românica foi o estilo de construção dominante na Europa, aproximadamente desde o período posterior à queda do Império Romano, no século V, até o início do período gótico, no século XIII.