PRESIDENTE DO TRETO RECEBE COMENDA DA ORDEM DO MÉRITO DE DOM BOSCO

Condecorado pelo TRT, desembargador João Rigo Guimarães dedica honraria a todos que "fazem Justiça e garantem a cidadania"

Agraciado com a Ordem do Mérito de Dom Bosco pela Justiça do Trabalho do Brasil, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), desembargador João Rigo Guimarães, dedicou a homenagem a todos magistrados, servidores e profissionais que atuam no Sistema de Justiça. "É um orgulho extraordinário estar aqui neste momento como um representante da magistratura do Tocantins. Um Estado que me proporcionou pessoalmente inúmeras conquistas, como uma família amada, amizades maravilhosas e o principal: um trabalho que me proporcionasse condições de garantir os direitos individuais, coletivos e sociais da comunidade. De resolver conflitos, o cumprimento das leis e promover cidadania", afirmou o desembargador, ao citar as missões e princípios do Judiciário do país. "Todos nós temos como missão garantir a Justiça e a cidadania, conceitos que se entrelaçam e são primordiais para que os direitos humanos sejam assegurados", complementou, após a cerimônia.

A honraria foi conferida ao magistrado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT-10), no final da tarde da quinta-feira, 31, em cerimônia que aconteceu no edifício-sede da Corte, em Brasília, cuja jurisdição é o Distrito Federal e o Tocantins.

"Dedico a homenagem a todos aqueles que me deram o privilégio de trabalharmos juntos desde os meus tempos de juiz, depois desembargador, posteriormente presidente do Tribunal de Justiça do Estado e agora à frente do TRE do Tocantins.  Aos colegas juízes, desembargadores, os servidores e todos os profissionais do Sistema de Justiça", ressaltou.

A homengaem

O desembargador João Rigo Guimarães foi uma das 60 personalidades que receberam a honraria nesta tarde. Entre elas, outros magistrados, servidores, trabalhadores terceirizados, advogados e instituições.

Justiça e cidadania

O nome do atual presidente do TRE-TO foi apresentado à Corte trabalhista em reconhecimento e gratidão pelos relevantes serviços prestados ao Judiciário. Como os demais homenageados, o seu nome foi aprovado pelo Conselho da Ordem do Mérito Dom Bosco e pelos desembargadores da Justiça do Trabalho. "Ninguém faz nada sozinho. As ações, trabalhos e realizações das quais participei são resultado de várias mãos e esforços conjuntos", afirmou o magistrado, que presidiu o TJTO no biênio 2021/2023.

Desde o dia 3 de julho à frente da presidência do TRE-TO, o desembargador João Rigo Guimarães presidiu o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins no biênio 2021/2023.

Tendo como lema "Justiça Para Todos", a sua gestão foi marcada por, entre outros aspectos, modernização, avanços e investimentos em tecnologia, infraestrutura, pessoal e índices de produtividade, com foco na cidadania e aproximação do Poder Judiciário com a sociedade.

O “Justiça Para Todos” se baseou em tratamento prioritário aos processos que envolvem grupos vulneráveis com objetivo de desconstruir suposto estigma, segundo o qual, a Justiça é voltada para os ricos.

Ao todo, em dois anos foram mais de um milhão de atos judiciais, 515 mil processos distribuídos e 481 mil processos baixados no primeiro e segundo graus.

Prestigiaram o presidente da Corte na cerimônia, a desembargadora Angela Issa Haonat, membro substituta do TRE-TO na classe dos desembargadores, prestigiou.  A juíza Delícia Feitosa Ferreira Sudbrack, integrante da Corte e o marido Cristian Sendic Sudbrack, secretário-executivo da ARP (Agência de Regulação do Município de Palmas). A juíza membro Silvana Maria Parfieniuk e a chefe de gabinete no TJTO, Kênia Cristina de Oliveira.