Saber que sua doação vai chegar à pessoa necessitada, sem ninguém querer tirar vantagem, é tranquilizador. Santo Agostinho disse: Quem toma bens dos pobres é um assassino da caridade. Quem a eles ajuda, é um virtuoso da justiça". Assim é o Rotary Clube de Araguaína, mantido com doações, com arrecadação de vários eventos beneficentes. Pizza solidária, galinhada, feijoada, festival de chopp estão entre os eventos que tem apoio de empresas e pessoas. Fundado em maio de 1975, é um clube de serviço que pertence ao Rotary Internacional, formado por voluntários que se unem para promover serviços humanitários voltados ao bem-estar e a qualidade de vida dos mais pobres.
Entre os inúmeros projetos desenvolvidos pelo Rotary, o Banco de Cadeira de Rodas, iniciado em 2017 é destaque. Beneficiou mais de 200 pessoas. Com doação ou comodato de cadeira de rodas (passeio e cadeira de banho).
Como solicitar
Primeiro: Faça sua inscrição solicitação no e-mail: rc.araguaina@gmail.com
Segundo: Aguarde. Um o formulário de solicitação será enviado, responda corretamente. Sua inscrição será avaliada pela comissão do projeto Banco de Cadeiras de Rodas.
Terceiro: Após a avaliação. Será iniciado o processo de doação ou comodato, conforme o seu pedido. Dependendo da disponibilidade das peças, a pessoa poderá ficar em fila de espera.
Como contribuir
Todas as ações são mantidas com doações e sua contribuição é necessária para atender mais pessoas. Compre convites das ações! Adote uma cadeira de rodas: o valor de sua ajuda é de R$ 600,00 (seiscentos reais), para o kit: cadeiras de rodas/passeio e de banho.
A presidente do Rotary Clube de Araguaína, Cristiania da Silva Carvalho, destacou o envolvimento das pessoas em ajudar as outras. “Através do Rotary pessoas se unem, agem e criam mudanças duradouras em todo o mundo, em suas comunidades e em si mesmas. É integrar uma organização internacional, que se preocupa com o bem-estar do outro, em qualquer lugar do mundo e, nela, posso ajudar a transformar, efetivamente, a vida de pessoas”, comentou.
Presença
Para atender às necessidades comunitárias, o Rotary Clube de Araguaína, fundado em maio de 1975, literalmente dividiu para somar. Araguaína sedia: Rotary Club de Araguaína, Rotary Club de Araguaína Capim Dourado, Rotary Club de Araguaína Lago Azul, Interact Club de Araguaína, Rotaract Club de Araguaína e Rotaract Club de Araguaína Lago Azul. Veja:
- Rotary Club de Araguaína é presidido pela advogada Cristiania da Silva Carvalho.
- Rotary Club de Araguaína Capim Dourado é presidido pelo empresário Welson Jorge Sassi.
- Rotary Club de Araguaína Lago Azul é presidido pelo empresário Denilson da Silva.
Juventude Patrocinada
A estudante Rafaella Fontes Milhomem Bueno é presidente do Interact Club de Araguaína. Aceitam jovens de 14 a 18 anos. O Interact Club deve planejar e realizar pelo menos dois projetos por ano: um para ajudar uma escola ou comunidade, e outro para desenvolver suas habilidades de liderança, a paz e a amizade. Os jovens interactianos são orientados por uma comissão designada pelo Rotary Club patrocinador.
O estudante Antônio Pádua da Costa Neto é presidente do Rotaract Club de Araguaína
O estudante Bruno Acácio é presidente do Rotaract Club de Araguaína Lago Azul.
O Rotaract une jovens a partir de 18 anos para conviver em grupos, desenvolver habilidades de liderança, da importância de ações para ajudar a comunidade.
Como participar dos Clubes
Há um protocolo para ser um membro efetivo de um dos clubes: Rotary Clube, Interact Clube e Rotaract Clube. O nome é apresentado por um dos membros em reunião, há uma votação secreta, que aprova ou veta o nome. Sendo aprovado o seu padrinho-rotariano irá, com uma comissão formalizar o convite e iniciar o processo de iniciação rotariana.