SALA MÉDICA DR. JOÃO DE DEUS

O primeiro médico ginecologista e obstetra da capital tocantinense, Dr. João de Deus recebeu especial homenagem da Câmara Municipal de Palmas na quarta-feira, 27.

A sala médica Dr. João de Deus criada para atender servidores da casa gratuitamente, foi inaugurada na presença de um dos três filhos do pioneiro dr. Henrique de Deus e da nora Luísa de Deus.

Para CCMNC o filho, Henrique de Deus, médico oftalmologista disse: “Meu sentimento é de gratidão pelo exemplo como pessoa e profissional que ele foi. ”

O Projeto é da presidente da Câmara Municipal de Palmas, vereadora professora Janad Valcari (PL), e será desenvolvido com instituições de ensino na área da saúde parceiras do projeto. “Só temos a agradecer ao dr. João de Deus por ter ajudado tantas mulheres e por ter trazido tantas vidas ao mundo, com muito carinho todas as vezes que ele fazia um parto ou atendia uma paciente”, justificou.

Conheça

João de Deus nasceu em 26 de julho de 1960 em Itaporã no Mato Grosso do Sul, filho de Gabriel de Deus e Santa Nossa de Deus. Foi bancário antes de se mudar para Vassouras no Rio de Janeiro, onde estudou medicina e se especializou em Ginecologia e Obstetrícia na Santa Casa de Belo Horizonte.

Chegou a Palmas recém-formado em 1990, o pioneiro, o primeiro ginecologista e obstetra do município, o primeiro a ter um consultório particular, na antiga galeria Cactos. Com outros médicos, fundou a primeira maternidade particular de Palmas, a Materclínica e Clínica Saúde da Mulher, com atendimento acessível para mulheres de todas as classes sociais. Trabalhou no Hospital e Maternidade Dona Regina, clínica particular no Espaço Médico e foi membro da Comissão de Doenças Trofoblástica Gestacional, vinculada ao SUS.

João de Deus morreu em 20 de maio de 2017, no dia do aniversário de 28 anos de Palmas.