SALVE MULHER EM TODO TOCANTINS

Depois de três meses sendo testado na cidade de Araguaína o aplicativo de combate a violência doméstica Salve Mulher é lançado para todo o Tocantins. Disponível para o sistema Android, o App já conta com cerca de 300 downloads, está ativo em 180 dispositivos móveis, registrou 14 denúncias e 4 pedidos de medida protetiva de urgência.

A ferramenta foi desenvolvida pelo setor de Tecnologia da Informação da SSP-TO e disponibiliza diversos serviços às mulheres que sofrem violência doméstica ou familiar, evitando que elas tenham que se deslocar até a delegacia para receber um atendimento imediato. 

O vice-governador Laurez Moreira reiterou o compromisso do Governo do Tocantins em desenvolver políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e familiar. “Essa é uma pauta que eu considero muito importante, pois infelizmente os números de violência contra a mulher no Tocantins são graves. E estar aqui hoje participando deste momento em que forças estão sendo somadas para que o mesmo objetivo seja alcançado é um passo muito importante. Parabenizo a todos os envolvidos nesta ação, bem como o nosso governador Wanderlei Barbosa pela sensibilidade à causa. Não podemos permitir o aumento dos casos de violência doméstica e devemos estar sempre atuantes no combate e conscientização da comunidade para dirimir esses casos. ”, afirmou.

“É com muita felicidade que eu, mulher e delegada de Polícia Civil, presencio o lançamento estadual do App. Essa ferramenta traz novo marco para o combate rápido e eficaz a todo tipo de violência doméstica praticada em desfavor da mulher.”, enfatizou a titular da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRPC) – Araguaína e delegada da Mulher, Ana Maria Varjal 

A desembargadora e presidente do TJTO, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, comemorou a iniciativa da SSPTO: “A equipe da SSP está de parabéns pelo desenvolvimento do aplicativo. Essa é uma ferramenta que tem muito a contribuir para o rompimento do ciclo de violência contra a mulher.”