SALVE OS JUMENTOS

Rodrigo Dorado e milhares de pessoas foram às ruas nos quatro cantos do país vestindo preto na Quinta Ação Nacional Contra o Abate de Jumentos. Um dos maiores símbolos do povo trabalhador nordestino. O jegue é cultura brasileira. Cantado em verso e prosa sempre foi explorado. Quem não se lembra do Rei do Baião, Luiz Gonzaga que cantou: "O jumento é nosso irmão. Quer queira ou quer não! O jumento sempre foi o maior desenvolvimentista do sertão! Ajudou o homem na lida diária. Ajudou o homem. Ajudou o Brasil a se desenvolver. " O jumento, está ameaçado extinção. Vem saber!

O ator do premiado filme de Vicentini Gomez e Goianyr Barbosa: "Ayrton meninices no coração do Brasil" gravado no Tocantins, Rodrigo Dorado fez publi protesto  no domingo, 30, na Avenida Paulista, em frente ao MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand.

“Manifestação contra o massacre que está acontecendo com os jumentos.
Para entender. Esses animais que já foram muito explorados para carga/transporte agora estão sendo comercializados para a Ásia.
Jumentos são animais símbolos nacionais, símbolo do Nordeste e já chegaram a ser 900 mil, agora são menos de 100k.
Todos podemos parar com essa matança e possível extinção, assine a petição é rápido e fácil”. Clica aqui: https://salveosjumentos.org.br/

Eles são abatidos para terem suas peles exportadas, e lá extraem uma substância gelatinosa da pele e fazem um “remédio” (sem comprovação científica) que dizem que melhora a insônia, a impotência sexual e rejuvenesce.

Cerca de 90 mil jumentos morrem por ano, porque além do abate, há muitas perdas entre a captura, as fazendas e o abate. Um estudo mostrou que o abate dos animais aumentou 8000% entre 2015 e 2019 no Brasil.  

Além disso, os animais são transportados em caminhões superlotados, viajando por longas distâncias, sem água e sem comida por dias, muitos doentes, sem assistência veterinária, magros, agonizando e outros já mortos. Os que sobrevivem chegam com frequência, feridos.

Em animais que aguardavam para serem transportados ao abatedouro, foi diagnosticada uma doença chamada mormo, zoonose que acomete equídeos e possui letalidade de 95% em humanos.

O mormo pode causar abcessos pelo corpo e pneumonia. Não há tratamento para a doença. Imagine a tragédia se essa doença se espalha, contaminando também humanos. Com informações  Salve os Jumentos.