A sandália Matariz, desenvolvida pela Gasp Design em parceria com a Marulho, conquistou o prêmio Design for a Better World Award 2024, na categoria Design de Produtos, Serviços e Embalagens. A iniciativa, que está em sua quarta edição, é promovida pelo Centro Brasil Design e reconhece soluções criativas com impacto positivo na sociedade.
Criada com foco no quesito socioambiental, a sandália valoriza a comunidade pesqueira de Matariz, que deu nome à peça localizada em Ilha Grande, no Rio de Janeiro. A proposta do calçado é unificar autonomia artesanal e sustentabilidade, utilizando redes de pesca descartadas retiradas do mar como matéria-prima principal. Leve e resistente, a sandália é ideal para ambientes praianos e incorpora uma estética que celebra a cultura da pesca local.
Para garantir a autonomia dos artesãos da região, o método de produção foi feito para não exigir ferramentas especializadas. Feita com uma única tira de rede cortada em formato retangular – uma solução de baixo desperdício – a tira contorna a palmilha e é fixada ao solado, conferindo maior durabilidade ao produto. Além disso, o conhecimento técnico foi transmitido à comunidade por meio de uma capacitação e registrado em uma cartilha educativa.
O Design for a Better World Award já premiou quase 150 iniciativas e contou com 900 participantes. O objetivo é destacar soluções revolucionárias que transformam realidades. Já a Gasp Design, responsável pela concepção do projeto, é reconhecida pelo trabalho autoral, com produção artesanal e foco em materiais recuperados. As peças, feitas à mão em Curitiba, refletem uma proposta de design consciente que dialoga com a sustentabilidade e o cuidado com o meio ambiente.
Com a premiação, a sandália Matariz se torna um símbolo de inovação e impacto positivo. O reconhecimento também destaca a relevância do reaproveitamento de produtos e da valorização cultural em planejamentos de design.
Sobre a Marulho
A Marulho é uma empresa fundada em 2019 por Beatriz Mattiuzzo, com sede em Ilha Grande, dedicada à produção de produtos sustentáveis feitos a partir de redes de pesca descartadas, incluindo bolsas, mochilas, sacolas, fruteiras e pochetes, entre outros. Comprometida com a responsabilidade social, a Marulho destina 43% do valor de cada produto diretamente aos redeiros e costureiras, fortalecendo a economia local e trabalhando em estreita colaboração com a comunidade caiçara. Para mais informações, acesse: http://www.fazermarulho.com.br/