SEDE DO QCG O NOVO CARTÃO POSTAL DE PALMAS É REFERÊNCIA ARQUITETÔNICA DO TOCANTINS

Presente na inauguração a arquiteta Débora Simony recebeu das mãos do governador Wanderlei Barbosa a Medalha 30 Anos do Corpo de Bombeiros Militar, concedida àqueles que contribuíram com a corporação ao longo dessas três décadas.

A estrutura inaugurada dia 20, em Palmas, é a primeira grande obra pública assinada por Débora Simony no Estado. A arquiteta destaca a alegria de assinar o projeto, "É uma realização muito grande pra mim, porque foram anos de trabalho. E foi um trabalho em equipe, junto com os engenheiros do Corpo de Bombeiros, que me apoiaram o tempo todo", relata ao relembrar o nascimento do projeto e sua execução.

Projetado pela arquiteta araguainense Débora Simony novo Quartel do Comando-Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, está instalado na Avenida JK, em Palmas. O complexo arquitetônico é formado por quatro prédios similares, o prédio inaugurado tem um pouco mais de 3.200 metros quadrados, divididos em três pisos.  O destaque é para a fachada espelhada e o conjunto de quatro alas unidas por uma única cobertura, claraboia e, no piso-térreo, um amplo espaço de evento de um lado, e um jardim, do outro. Ainda serão construídos mais três prédios similares a esse, com praça cívica, quadras esportivas, área para lazer e parque aquático. “Usamos espelhos na fachada para que o entorno pudesse ficar refletido nas paredes do prédio, de forma que ele pudesse assumir um papel de coadjuvante na arquitetura, dando ao observador a sensação de que a cobertura da praça estivesse flutuando”, explica a arquiteta.

O novo QCG é a estrutura administrativa do Corpo de Bombeiros Militar, ou atividade meio, como também é definida, por ser o local onde ocorrem as ações que possibilitam a plena execução dos trabalhos dos bombeiros. Durante 30 anos, tudo aconteceu na Avenida LO-09, no hangar do antigo Aeroporto de Palmas. “Estamos muito felizes com o resultado final da obra e gratos pelo empenho da Débora Simony. A nova sede é algo que vislumbramos há anos, e agora podemos desfrutar de um ambiente e de uma arquitetura que representa a constante evolução da nossa corporação, além da beleza e boa localização a altura de cartão postal da nossa capital”, concluiu o coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, comandante-geral do CBMTO.