Desde de 2011, a campanha ‘Novembro Azul’ tem o objetivo de alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros depois do câncer de pele. Câncer de próstata é silencioso e consultas de rotina salvam vidas. Quando descoberto no início, segundo a SBU, este câncer tem cerca de 90% de chance de cura.
A única forma de possibilitar a cura do câncer de próstata é com o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco - Entre os fatores de risco estão, histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer - ou com 50 anos e sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Confira os sintomas que são suspeitos e merecem uma consulta ao médico:
Sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
Dificuldade de iniciar a passagem da urina.
Problemas para interromper o ato de urinar.
Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
Vontade incontrolável de urinar mesmo quando a bexiga não está cheia.
Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
Problemas em conseguir ou manter a ereção.
Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
Dor durante a passagem da urina ou nos testículos.
Ejaculação dolorida.
Dor lombar, na bacia ou nos joelhos
Sangramento pela uretra.
Câncer de próstata avançado
Na fase muito avançada, o câncer de próstata pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.
Por isso, é importantíssimo que os homens desenvolvam o hábito de prestar atenção ao seu organismo para observar sintomas repentinos e alterações. Assim, podem procurar um médico para tirar dúvidas, ser orientados e tratados.
A ausência dos sintomas não garante que não há problemas com a saúde do homem. Consulte o médico regularmente. Somente o médico pode tirar suas dúvidas.
Com informações do MS e Instituto Lado a Lado pela Vida.