TOCANTINS TERÁ CENTRO DE EQUOTERAPIA

Em Brasília, durante visita a sede da Associação Nacional de Equoterapia (ANDE) o governador Wanderlei Barbosa autorizou a implantação do projeto que será desenvolvido pela Policia Montada do Tocantins na área verde do Palacinho. "A Polícia Militar me apresentou o projeto que vai ao encontro de uma das nossas prioridades, melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no nosso Estado. O centro de equoterapia será um grande salto na nossa busca constante pela excelência nos serviços prestados aos cidadãos que precisam desse cuidado"

O centro de equoterapia do Tocantins, deverá ser entregue a população dentro de quatro meses. "Com a implantação do Regimento de Polícia Montada no Tocantins, tomamos a iniciativa de elaborar um projeto para, assim como em outros estados, implantar aqui um centro de equoterapia. Na semana passada apresentamos o projeto ao Governador, essa semana ele veio conhecer a ANDE e saímos daqui autorizados a implantar. O Governador demonstrou seu anseio por agilidade no cuidado das pessoas com deficiência", destacou o comandante-geral da PMTO, coronel Barbosa.

Acompanharam o governador Wanderlei Barbosa na visita, o senador Eduardo Gomes, o deputado federal Vicentinho Júnior, o deputado estadual Gutierres Torquato e o comandante-geral da PM, coronel Márcio Barbosa. Os membros da comitiva foram recepcionados pelo presidente da ANDE, Jorge Dornelles Passamani.

O que é Equoterapia?

É um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais.

A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

Programas Básicos de Equoterapia

Hipoterapia

Educação/Reeducação

Pré-Esportivo

Prática Esportiva Paraequestre

Praticante de Equoterapia

É o termo utilizado para designar a pessoa com deficiência ou com necessidades especiais quando em atividade equoterápica. Nesta situação, o sujeito do processo participa de sua reabilitação, na medida em que interage com o cavalo.

Você sabia?

A palavra EQUOTERAPIA® foi criada pela ANDE-BRASIL, para caracterizar todas as práticas que utilizem o cavalo com técnicas de equitação e atividades eqüestres, objetivando a reabilitação e a educação de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. Foi criada com três intenções:

- homenagear a nossa língua mãe - o latim - adotando o radical EQUO que vem de EQUUS;

- homenagear o pai da medicina ocidental, o grego Hipócrates de Loo (458 a 377 a.C.), que no seu livro "DAS DIETAS" já aconselhava a prática eqüestre para regenerar a saúde, preservar o corpo humano de muitas doenças e no tratamento de insônia e mencionava que a prática eqüestre, ao ar livre, faz com que os cavaleiros melhorem seu tônus. Por isso, adotou-se TERAPIA que vem do grego therapeia, parte da medicina que trata da aplicação de conhecimento técnico-científico no campo da reabilitação e reeducação;

- tornar conhecida a palavra EQUOTERAPIA®, como palavra consolidadora dos princípios e normas fundamentais que norteiam esta prática no Brasil, o que facilitaria o reconhecimento do método terapêutico pelos órgãos competentes.

A palavra Equoterapia® é de propriedade da ANDE-BRASIL, registrada no INPI do Ministério da Indústria e comércio sob o Nº 819392529, registros de marcas, patentes com os seguintes serviços:

de ensino e educação de qualquer natureza e grau;

de caráter desportivo, recreativo, social e cultural, sem finalidade lucrativa;

de caráter comunitário, filantrópico e beneficente;

reabilitação a pessoas com deficiência física, tais como: equoterapia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, pedagogia e fonoaudiologia.