Quando eu ando, seja em nossa cidade ou locais que visito, tenho o hábito de observar os detalhes dos prédios, casas, ruas, jardins. A arquitetura é fascinante, conta a história do local e diz um pouco do seu criador. A nossa cidade ganha dia a dia ares de metrópoles sem perder a simplicidade e suas raízes. Nas obras públicas que todos usufruem há contemporaneidade e me pergunto: Quem cria os projetos? É Mikael Alan de Souza, formado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2002, trabalha na Prefeitura Municipal de Araguaína e assina as grandes obras espalhadas pela cidade.
O dom desenho a mão livre surgiu ainda na infância, quando “rabiscava” as paredes de casa e os cadernos de escola. Aos poucos, o que parecia brincadeira de criança, norteou a escolha da profissão. A Arquitetura e Urbanismo deu asas a Mikael Alan e suas obras contam um pouco da história dos lugares e dos povos que habitam os locais que conheceu.
Ci-Comunica mostra alguns trabalhos do arquiteto Mikael Alan para você conhecer o criador da Via Lago, do Parque Cimba - cartões postais de Araguaína. Dois locais mais visitados da cidade, propícios à atividade física e que proporcionou às pessoas de todas as idades mudança de hábitos. Além de serem palco de atividades culturais e afins.
A marca de Mikael Alan está nos quatro cantos do Tocantins. Em Araguatins, no Bico do Papagaio, o projeto do Parque de Araguatins ganhou as cores amarelas dos ipês que se formam no meio da mata ao longo das margens do Rio Araguaia. O projeto elevado do chão sobre palafitas é o olhar do arquiteto para as raízes das árvores expostas ao tempo. Veja as fotos.