UM SALTO PARA O SUCESSO "FUI APREDEJADA NA RUA AOS 18 ANOS"

LER - A biografia da multiartista Leo Áquila - Um Salto Para o Sucesso pela Citadel Grupo Editorial, ela mergulha na própria intimidade para revisitar sua jornada de vida, marcada por violência e preconceito, mas também repleta de vitórias pessoais que repercutem para toda a população LGBTQIAPN+ do Brasil. Ao longo das páginas, a autora compartilha ainda estratégias que, mais que conselhos, são ferramentas práticas de transformação.

Jornalista pós-graduada, primeira mulher trans a ocupar o cargo de coordenadora municipal da diversidade da cidade de São Paulo, participante de reality shows, figura célebre da TV, jurada de programas de talentos... Léo Áquilla possui muitas facetas públicas. 

Na obra, Léo compartilha momentos da infância difícil, pautada pela rejeição da família, que não aceitava seus trejeitos femininos. Vítima de agressões psicológicas e físicas na escola, ela se viu abandonada por aqueles que deveriam prezar por sua integridade. Esse descaso familiar e do poder público fica evidente quando lembra que precisou repetir por três vezes a 1ª série do Ensino Fundamental. 

A carreira artística, iniciada com performances de dublagem como drag queen, ganhou notoriedade em festas e baladas e angariou fãs em todo o país, logo se transformou em rosto conhecido na televisão: de participante frequente se tornou convidada fixa, mentora e repórter de atrações apresentadas por grandes nomes como Sílvio Santos e Raul Gil e em diferentes emissoras. 

Sobre a autora 

Leonora Mendes de Lima, mais conhecida como Léo Áquilla, é uma jornalista e política brasileira. Iniciou sua carreira como artista transformista em boates paulistanas. Na televisão, ficou conhecida principalmente por sua participação em programas como Noite Afora, A Fazenda 5 e A Tarde É Sua. Pós-graduada em Jornalismo Político pela PUC-SP, deixou a televisão e entrou para a política. Em 2020, tornou-se coordenadora de gabinete. Atualmente, além de deputada federal suplente, é presidente nacional do MDB Diversidade e membra da Comissão de Ética MDB. Durante mais de um ano, entre 2023 e 2024, também foi coordenadora municipal da Diversidade – a primeira mulher trans a ocupar o cargo na cidade de São Paulo. Tem dois filhos e uma neta.