VOCÊ CONHECE ENVELHECIMENTO PLURAL?

Em 2019, o número de idosos com mais de 60 anos no Brasil chegou a 32,9 milhões. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a tendência de envelhecimento da população vem se mantendo. Em 2060, o Brasil terá mais idosos do que jovens. O artigo de Divina Ruth da Silva, estudiosa da Psicogerontologia: Precisamos falar cada vez mais sobre o envelhecimento plural, abre espaço pra gente conhecer e entender um pouco mais sobre o assunto. CCMNC recomenda. Vem ler.

“Cada vez aprendo que o envelhecer pode ser belo, não importa como os outros olhem para nós, a sabedoria, a inteligência e aceitação nos torna mais próximo a ela. Sua beleza, seu espirito, sua juventude jamais será retirada de você. ” - Stella Mallmann.

Envelhecimento plural são as várias formas do processo natural do envelhecimento. Transformações físicas, estruturais, biológicas, psicológicas, culturais, ambientais e espirituais. Por isso dizemos que somos seres biopsicossociais. Cada indivíduo é único. Cada um tem um jeito de ser, pensar e agir.

Parece-nos que chegar aos 60+ é privilégio para muitos e motivo de tristeza e dores para alguns. Para tanto, necessitamo-nos solidificar com um canal de acolhimento, conhecimentos e elaboração para contribuir com as mudanças de padrões sociais para que essas vidas longevas tenham sentido.  Afinal, não se vive separado, vidas de criança, adolescente, jovem, adulto e velho... É uma vida só!!!  Esse indivíduo que chegou os 60+ é o mesmo, em condições diferentes oportunizadas pelos efeitos biopsicossociais da longevidade. Eis aí o passado, presente e o futuro tão aclamado e esperado. Sabe-se que quando chega, para muitos causa estranheza, dissabor e muitas vezes, descaso.

Conhecer e tornar conhecido o papel do velho em uma sociedade que já vive além das expectativas de nossos avós e pais, com capacidade de interação social, como a educação, o lazer, o trabalho, o esporte, uma vida sexual sem tabus e estigmas sociais que reverberam a velhice...Sim, precisamos falar cada vez mais sobre a velhice plural, para dar voz e entendimento à todos que tiveram a oportunidade de chegar e ultrapassar os 60+, alguns com limitações e dependências e uma grande parcela ativos e saudáveis.

Destaca-se o WHOQOL-Bref, desenvolvido pelo Grupo de Qualidade de Vida da OMS que a Qualidade de vida é uma noção eminentemente humana, que tem sido aproximada ao grau de satisfação encontrado na vida familiar, amorosa, social e ambiental e à própria estética existencial.  Pressupõe a capacidade de efetuar uma síntese cultural de todos os elementos que determinada sociedade considera seu padrão de conforto e bem estar. O termo abrange muitos significados, que refletem conhecimentos, experiências e valores de indivíduos e coletividades que a ele se reportam em variadas épocas, espaços e histórias diferentes, sendo, portanto, uma construção social com a marca da relatividade cultural.

E para acreditar que é possível busque conhecer sobre a velhice, hoje em dia temos estudos precisos que afirmam que sim é uma nova fase da vida e pode ser vivida com prazer, apesar das dificuldades inerentes a todo ser humano sendo ele criança, jovem, adulto ou velho. Esse acreditar está dentro de cada um de nós!

Se precisar, não se intimide, busca ajuda de um profissional!

Divina Ruth da Silva – Bacharel em Psicologia pela UNICAMBURY de Goiânia-GO. Estudiosa da Psicogerontologia e Pós Graduanda em Gerontologia.  Atendimentos online. @divinaruth_psi.