WANDERLEI BARBOSA INAUGURA AUDITÓRIO CARNEIRO DO GUINCHO

Pioneiro de Araguaína ganha homenagem do governo do Estado.

A homenagem póstuma aconteceu na solenidade de entrega da reforma do 2° Batalhão de Bombeiros Militar do Tocantins, em Araguaína. A cerimonia também, marcou o lançamento do Projeto Bombeiro Mirim - Proebom no município. Inaugurado pelo governador Wanderlei Barbosa, na presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo Farias e do comandante do 2° BBM de Araguaína, major Clovis Eduardo Carneiro .

O projeto Bombeiro Mirim – Proebom foi criado em 2017, parado durante a pandemia. Retorna em 2022, ampliado para outros municípios, como Araguaína.

O objetivo é atender meninos e meninas com idade entre 12 e 14 anos. Oferecendo diversas atividades educativas e práticas e lúdicas. Os bombeiros mirins terão instruções de primeiros socorros, informações sobre doenças infectocontagiosas, acidentes domésticos, meio ambiente, educação no trânsito. Com intuito de formar cidadãos conscientes de seus deveres e seus direitos, valorizando a vida, a cultura. Formando uma geração que saiba se defender com ética e respeito.

No discurso o govenador Wanderlei Barbosa ressaltou o alcance do Proebom “O projeto é excelente, de grande importância e alcance social. O Corpo de Bombeiros tem homens e mulheres de credibilidade para acolher e fazer de nossas crianças cidadãos dignos. Ficamos felizes em ver o espaço reformado pronto para receber essa meninada, com um novo auditório respeitando a história do Corpo de Bombeiros e do nosso Estado” disse, o governador Wanderlei Barbosa.

 “É com imensa gratidão que recebemos essas iniciativas do Governo do Tocantins. As parcerias melhoram a qualidade do nosso espaço e, consequentemente, dos nossos serviços. O local está totalmente apropriado para receber as crianças participantes do projeto”,  disse o comandante do 2° BBM de Araguaína, major Clovis Eduardo Carneiro.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo Farias, garantiu que toda a sociedade vai ganhar com a implementação do Proebom. “A estrutura está perfeita para receber as crianças. O projeto está aumentando, já existe em Gurupi e, agora, em Araguaína. O Proebom terá atividades no contraturno da escola, no qual essas crianças vão aprender, saindo das ruas e estando próximas da gente, onde as acompanharemos. ”

O auditório ganhou o nome do pioneiro Eurico Costa Carneiro – Carneiro do Guincho, primeiro chefe do Grupo de Escotismo do Norte do Estado de Goiás.

Para a família a homenagem póstuma foi muito especial e emocionante. Para CCMNC, a filha Juliane Carneiro disse: “Para nós a homenagem veio em um grande momento ano que faz 10 anos de sua partida e que até hoje ele é reconhecido e as pessoas sentem falta dele como um ícone que fez diferença por onde passou. Seu legado é grande e a ideia é continuar fazendo a história dele viva e atuante.” 

Homenageado

Dar nome ao auditório do 2º BBM de Eurico da Costa Carneiro - Carneiro do Guincho foi excelente escolha. Quem conhecia sabe, que Carneiro do Guincho era apaixonado por crianças, o eterno chefe dos escoteiros. Amava trabalhar com crianças e adolescentes. Sua paixão e orgulho era organizar o desfile de 7 de setembro quando treinava as crianças de Araguaína. Empresário do ramo de Auto Socorro. Católico praticante da carismática. Caia de amores pelo moto-grupo "Falcões de Aço" integrante ativo, principalmente nas ações sociais do grupo.

Nascido em 24 de julho de 1947, natural de Carolina (MA). Casado com Geralda Barbosa pai de Juliane e Christiane, avó de sete, dois bisnetos.
- Chefe do primeiro Chefe do Grupo de Escoteiros do Norte de Goiás / Araguaína, professor de educação fisica em várias  escolas, chefe do departamento municipal de trânsito, administrador do Aeroporto Municipal, suplente de vereador, assumiu duas vezes, perito da Policia Civil do Tocantins. Morreu em 5 de maio de 2012.

Entre outros, estavam lá: deputados Valderez Castelo Branco, Jorge Frederico, Olintho Neto, deputado federal Lázaro Botelho, vereadora Paula Zerbine, chefe de gabinete do prefeito Wagner Rodrigues, José Miguel Filho, diretor do Procon Unidade Araguaína, Mané Mudança.