A 2ª CIPM atenderá nove cidades do entorno: Xambioá (cidade-sede), Araguanã, Carmolândia, Wanderlândia, Darcinópolis, Piraquê, Aragominas, Muricilândia e Santa Fé do Araguaia. Até então, a unidade era um destacamento do 2° Batalhão (BPM), de Araguaína, e contava com 15 efetivos. Com a chegada da CIPM, este número chega a 47, entre oficiais e soldados.
Programa "TO Mais Seguro” chegou ao norte do Estado, levando oficiais, soldados, viaturas e equipamentos para auxiliar no policiamento da região. "Sabemos que, daqui, partirão policiais para outras cidades, porque muitos municípios têm Xambioá como base. E essa base está sendo fortalecida, pois é imprescindível melhorarmos as condições físicas de trabalho dos nossos policiais trazendo, não apenas a sensação de segurança para a população, mas, sim, a segurança pública efetivamente", assegurou o líder do Poder Executivo do Estado.
A unidade está equipada com o Kit Destacamento formado por viaturas, tablet e smartphone, computador desktop, impressora térmica e rádio portátil (HT), armas e coletes antibalísticos. Na sexta-feira, 3.
A 2ª CIPM estará sob o comando do major José Luís Cantanhede Coelho. Que ocupou desde 2021, o subcomando da 5ª CIPM, sediada na cidade de Tocantinópolis.
O major José Luís Cantanhede Coelho ingressou na PMTO em 2006 através do curso de formação de soldados e, em 2014, ingressou no curso de formação de oficiais, adquirindo o título de bacharel em segurança pública. Realizou o curso de aperfeiçoamento de oficiais (CAO) no ano de 2020. Em 2023, tornou-se o comandante da 2ª CIPM, sediada em Xambioá.