YARA OLIVEIRA CAPTURA O HORROR EM FOTOGRAFIAS ATMOSFÉRICAS E MEMORÁVEIS

FOTOGRAFIA - Inspirada nos filmes que assistiu enquanto crescia, Yara Oliveira escolheu registrar cenas que transmitem sensações de medo aos espectadores de suas obras. Nas imagens, os modelos são dirigidos pela fotógrafa para criar sequências ricas em narrativa, que se prendem a mente de quem as observa. O trabalho com a iluminação e composição produzem fotos que exploram diferentes vertentes do gênero, ilustrando dos temores infantis à casos sombrios da internet.

Usando apenas manipulação de luz e efeitos práticos, artista conta histórias e provoca o terror e a tensão A fotógrafa bebe de diferentes fontes para construir a sua estética. Seus cliques são criados com base em um misto de técnicas, como a utilização de efeitos práticos para reproduzir ferimentos ou sangue falso e a caracterização dos personagens, muitos deles sem rosto como nas pinturas de René Magritte. As fotos de Yara evocam a sensação que os bons filmes de terror devem causar: o de se sentir observado, perseguido e em perigo - exatamente o sentimento que consome os protagonistas das obras.

O campo da fotografia de terror ainda é pouco explorado no Brasil e Yara ocupa nesse espaço um papel importante. Sendo uma das poucas mulheres a trabalhar com esse nicho, ela faz questão de multiplicar sua presença, técnicas e seu pioneirismo nesse ramo. A fotógrafa já encabeçou palestras e oficinas ensinando como criar ensaios do gênero e pode explicar os conceitos de storytelling, da produção artesanal de efeitos e como direcionar os modelos presentes nas imagens. Yara se responsabiliza não só em representar as mulheres em um espaço dominado por homens, mas também em fomentar e desenvolver o nicho.

“Trabalho com o que tenho à mão e com quem está à frente da câmera. Para mim, o medo funciona melhor quando é palpável. O gênero de terror foi criado para causar desconforto e sentir emoções que muitas vezes evitamos. Minhas fotos têm a intenção de causar essas sensações, seja pelo surrealismo ou pelas cenas gráficas.” afirma Yara Oliveira.

Seu talento já foi reconhecido de diferentes maneiras. A artista foi participante do reality show do SyFy Channel, o Cine Lab Aprendiz. Yara foi selecionada para integrar o programa, que visa desenvolver talentos no universo do cinema e dos efeitos visuais. Além desta experiência, foi escolhida para conduzir duas oficinas sobre sua estética, a primeira mulher a realizar esse trabalho de forma pública a aberta.

Sobre Yara Oliveira

Yara Oliveira é fotógrafa de horror e pioneira no Brasil, graduada em Comunicação Social pela Anhembi Morumbi. Foi participante da primeira temporada do Cine Lab Aprendiz no canal SYFY e realiza oficinas e palestras sobre fotografia de terror em universidades e eventos culturais. Seu trabalho valoriza efeitos práticos e narrativas visuais, explorando desde o horror psicológico até o gore, sempre com foco na experiência emocional do espectador.