AGOSTO DOURADO

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins - SES/TO intensifica aproveita a "Campanha Agosto Dourado" para desenvolver uma agenda de ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno e também, para atrair novas doadores de Leite Humano nos quatro cantos do Tocantins. O leite doado é oferecido a bebês hospitalizados, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso. Cada litro pode atender até 10 recém-nascidos.

A amamentação exclusiva até os seis meses traz muitos benefícios para o bebê e a mãe. A principal delas é a proteção contra infecções gastrointestinais. O início precoce do aleitamento materno, dentro de 1 hora após o nascimento, protege o recém-nascido de adquirir infecções e reduz a mortalidade neonatal.

A amamentação é fundamental para os bebês. O leite materno é capaz de reduzir em 13% as mortes por causas evitáveis em crianças menores de 5 anos. Ele contém componentes e mecanismos capazes de proteger a criança de várias doenças. Como o leite não pode ser produzido artificialmente, a doação é importantíssima. Ela ajuda a nutrir crianças impossibilitadas de consumir o alimento da própria mãe. O leite doado é oferecido a bebês hospitalizados, geralmente aqueles que nasceram prematuros e com baixo peso. Cada litro pode atender até 10 recém-nascidos. Segundo a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBBLH) qualquer mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamente que interfira na amamentação.

Orientações para a mãe

1. Nos primeiros dias pós-parto a maioria das mães produzem uma quantidade de leite acima das necessidades do seu filho.

2. Sendo assim, após a mamada do seu bebê, retire o leite que sobrou no peito. Isso irá ajudar a manter a produção adequada e a evitar complicações no seu seio.

3. O leite em excesso poderá ser doado ao Banco de Leite Humano para ser processado e oferecido a bebês prematuros e doentes, internados no hospital.

4. Toda mãe que precise se ausentar de casa por motivo de trabalho, que tenha seu filho (prematuro ou doente) internado em hospital ou que precise se afastar de casa por algum outro motivo, deve aprender a retirar, conservar e armazenar seu leite.

5. Retirando o seu leite, a mãe mantém sua produção fazendo com que seu filho se alimente corretamente na sua ausência.

6. No trabalho ou em casa, é importante reservar um tempo para retirar o leite.

Onde doar Leite Humano:

Unidades e pontos de coletas do Banco de Leite

Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do Tocantins – Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos - Endereço: ACNE 1, Conj. 04, Lote 36/38, -Palmas – TO, Telefone: (063) 3218-7734. Unidade aberta 24 horas.

Posto de Coleta de Leite Humano na Unidade Básica de Saúde, na Quadra 403 Norte – Endereço: Quadra 403 Norte, Alameda 01, APN 40 – Palmas – TO, Telefone: (63) 3218-5205.

Banco de Leite Humano – Hospital Dom Orione – Endereço: Rua Dom Orione, Nº 100 - Centro, Araguaína - TO, Telefone: (63) 3411-8787 ramal 2358.

Banco de Leite Humano - Hospital Regional de Gurupi – Endereço: Rua Presidente Juscelino Kubitscheck, Nº 1541 – Setor Central - Gurupi – TO, Telefone: (63) 3315-0258.

Posto de Coleta de Leite Humano Dona Marly - Hospital Materno Infantil Tia Dedé – Endereço: Rua Raquel de Carvalho, Nº 143, Jardim Brasília – Porto Nacional – TO, Telefone: (63) 3363-8301.

As interessadas também, podem solicitar a visita do Bombeiro Amigo do Peito através do telefone 0800 646 8283 ou 3218-7734. Com informações do Ministério da Saúde, da SES/TO.