ALEXANDRE GUIMARÃES É O VICE-PRESIDENTE DA FRENTE PARLAMENTAR DA COP30 - A PRIMEIRA DA REGIÃO AMAZÔNICA

O deputado federal Alexandre Guimarães (Republicanos) é o vice-presidente da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP 30 - Conferência do Clima das Nações Unidas que será realizada em novembro de 2025, em Belém do Pará.

Criada pelo Congresso Nacional, na terça-feira, 13, a Frente Parlamentar para Fortalecimento da COP- 30, será composta de duzentos e dez parlamentares e terá a missão de somar esforços com os poderes da República, sociedade civil e organismos internacionais em defesa da preservação do meio ambiente e, destacadamente, da Amazônia. 

A deputada Elcione Barbalho (MDB/PA) é a presidente da Frente, o deputado Alexandre Guimarães, vice. 

“Estou entusiasmado com essa oportunidade de contribuir para a construção de um futuro mais sustentável para o Brasil e para o mundo. Conto com o apoio e a colaboração de todos os envolvidos nessa jornada, e juntos, faremos a diferença na busca por soluções efetivas para enfrentar a crise climática. ”

A COP – A Conferência das Partes é a instância máxima da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCC), que foi adotada na ECO-92, no Rio de Janeiro. Anualmente, a COP reúne os signatários da Convenção para discutir medidas de suavizar as emissões de gases do efeito estufa. A primeira edição ocorreu em 1997, em Kyoto, Japão.

CÚPULA DA AMAZÔNIA – Com a Floresta Amazônia cada vez mais no centro das discussões globais relativas à mudança do clima, em agosto Belém sediará a Cúpula da Amazônia – IV Reunião de Presidentes dos Estados Partes no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA). O evento reunirá os oito países do Grulac, cujos territórios fazem parte desse bioma: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela.