AMAZONAS - GUERREIRAS DA PMTO // PALMAS

Fazer essa matéria foi um mergulho no mundo de mulheres guerreiras e orgulhosas da profissão escolhida, unidas por uma invisível rede de amizade e respeito. Foi assim que a "notinha" - Amazonas, virou uma série, eu Cícera Maria e Joselita Matos, vamos contar a trajetória das maravilhosas mulheres da Polícia Militar do Tocantins. Breve! Desafios de ser a primeira PM, coronel Mirancy Goncalves Neto. Com exclusividade ao portal Ci-Comunica, entrevistamos as mulheres que estão em evidência na cadeia de comando na PM/TO. Proteger e Servir

Fazer essa matéria foi um mergulho no mundo de mulheres guerreiras e orgulhosas da profissão escolhida, unidas por uma invisível rede de amizade e respeito. Foi assim que a "notinha" - Amazonas, virou uma série, eu Cícera Maria e Joselita Matos, vamos contar a trajetória das maravilhosas mulheres da Polícia Militar do Tocantins.  Breve!  Desafios de ser a primeira PM, coronel Mirancy Goncalves Neto.

Com exclusividade ao portal Ci-Comunica, entrevistamos as mulheres que estão em evidência na cadeia de comando na PM/TO.

Proteger e Servir

Conversa agradável num dia de domingo e a citação da maravilhosa poetisa chilena Gabriela Mistral: "Há a alegria de ser puro e ser justo, mas há sobretudo a imensa maravilhosa alegria de servir", que a tenente-coronel Wélere Gomes Barbosa pegou "emprestada", resume a vida das policiais do Tocantins – Proteger e Servir.

“O orgulho foi maior quando, simultaneamente três mulheres comandaram o meio-Norte: Tenente-Coronel Patrícia no 2º BPM (Araguaína), Tenente-Coronel Wélere no 7º BPM (Guaraí) e eu, Tenente-Coronel Marcela na 3ª CIPM (Colinas) ”, comentou.

 Comando feminino

Major Marlene, a primeira mulher a comandar a unidade da capital.  - 1º Batalhão Joaquim Teotônio Segurado - PM TO, assumiu o comando na última quinta-feira, 25.

Em seu discurso de pose, entre outras coisas a Major ressaltou que ninguém comanda sozinho. “Ninguém comanda sozinho. É toda uma equipe, desde soldado até o comandante da unidade que faz esse serviço. ”

Major Marlene Alves Borges Machado é graduada em Geografia pela UFMT. Formada na 14ª Turma de soldado em Rondonópolis (PMMT) em 2003. Ingressou como aspirante da Polícia Militar do Tocantins no ano de 2008. Casada, tem 4 filhos.

Major Marlene figura com a coronel Mirancy Gonçalves Neto, tenente-coronel Patrícia Murussi, tenente-coronel Wélere Gomes e tenente-coronel Marcela, na importante galeria de Mulheres comandantes da Polícia Militar do Estado do Tocantins.

Voz feminina

"Vibrei quando vi Marlene assumindo. Estava com receio da conquista do espaço feminino nessas funções acabar se perdendo. Excelente profissional", afirmou a Tenente-coronel Patricia Murussi.

Para a tenente-coronel Wélere é mais uma vitória e motivo de orgulho para as mulheres na PM. "Major Marlene é a quarta mulher a assumir uma unidade operacional nos 32 anos de PMTO!  Podem até achar esse número pequeno, mas para nós, mulheres, é mais uma vitória e motivo de muito orgulho”, comentou emocionada.

“Em 2015 por pouco não “dominamos” o centro-norte do estado: estávamos em Guaraí, Colinas e Araguaína. Mas agora em 2021 estamos conquistando a capital através do 1ºBPM e da Subchefia do Estado Maior", lembrou a Tenente-coronel Wélere Gomes.

 Incentivar e apoiar

Tenente-coronel Denise Marcela Guimarães e Silva Gomes também comentou sobre as conquistas das mulheres nesse meio. "Quando vem à tona notícias de oficiais femininas em funções de destaque, só penso em como nossos gestores máximos acreditam e incentivam as mulheres na PMTO”, disse.

“Além de comandar unidade operacional e de ensino, fui também a primeira mulher a chefiar o Serviço de Inteligência da Instituição”, ressaltou a tenente-coronel.

Ainda segundo a TC Marcela, o atual comandante-geral,coronel Silva Neto, corroborando o seu pensamento sobre os gestores, designou a Major Marlene para o Comando do 1º BPM. “E me confiou a missão de implantar o Regimento de Polícia Montada no Estado do Tocantins. Não me perguntou se eu estava preparada para o encargo, apenas disse-me: Confio no seu trabalho!”, finalizou a TC Marcela.