Com sabor e sons o autor retrata os relacionamentos amorosos no cotidiano do interior rural da fazenda cafeeira, onde permite a opostos tonarem-se cúmplices. Histórias de amores, sacrifícios e conquistas, desde a travessia do Porto de Nápoles até uma fazenda cafeeira em Itu, em tempo da substituição da mão de obra escrava pela livre, da questão de gênero à exploração do trabalho, das formas de tratamento na sociabilidade da época às práticas culturais do período, permitindo ao autor evocar as tantas etapas vivenciadas pelo imigrante em busca de liberdade e sustento que contribuíram nesta mistura de sons, crenças, comidas e amores dando cores especiais no desenvolvimento do Brasil. Em Palmas, o livro pode ser encontrado na livraria Leitura do Shopping Capim Dourado.
OPINIÃO DE HISTORIADORES SOBRE O LIVRO
São páginas de sabor, magia e sons. Mais que isso inova ao registrar, em caráter memorialístico, as tantas transições do século XIX e inícios do XX, por quem é, de fato, agente social fruto do processo histórico narrado.
Ana Luiza Martins – historiadora
O autor recheia de suor, carne e sangue uma história que conhecemos em linhas gerais, a das razões da imigração e as agruras e sucessos do imigrante em nossas terras.
Jonas Soares de Souza - historiador
- Vicentini Gomez é um artista múltiplo: Produtor, Cineasta, roteirista, mímico e Escritor. Tem atuação marcante no cinema, na televisão, no teatro e na literatura. Durante a pandemia, roteirizou, produziu e dirigiu dois filmes que arrebataram prêmios em festivais de cinema nos cinco continentes: “Doutor Hipóteses” com 59 prêmios e “Ayrton Meninices no Coração de Brasil", documentário sobre a lenda do automobilismo brasileiro Ayrton Senna dos 7 aos 17 anos, com 53 prêmios. Como ator interpretou personagens icônicos em telenovelas de sucesso como: Avenida Brasil, Joia Rara, Cumplices de resgate entre outras.