Com a benção do Padre Bruno Rodrigues, diretor-presidente do Hospital Dom Orione, a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera “Mãe da Divina Providência” abre as portas em novo endereço, com o mesmo propósito de acolher mulheres grávidas (gravidez de risco) ou que estejam realizando exames do pré-natal, no puerpério, atendidas pelo SUS no Hospital Dom Orione e mães de bebês internados em UTI neonatal.
As mulheres acolhidas nessa residência provisória são, em sua maioria, moradoras de 23 municípios do entorno de Araguaína e também de cidades do Pará e do Maranhão. Elas não possuem condições de arcar com despesas de hospedagem e alimentação. Na Casa Mãe da Divina Providência elas são acolhidas gratuitamente, recebem atendimento médico e contam com sala de recreação, aulas de bordado, artesanato e crochê.
Avenida Paranaíba, nº 1596
Desde a sua inauguração, em agosto de 2018, a instituição hospedou 1.218 mulheres (dados de agosto de 2018 a fevereiro de 2021). Elas permanecem em média de 3 a 6 dias, prazo que varia de acordo com as recomendações médicas ou o tratamento. Há casos de mães de bebês internados em UTI neonatal que são assistidas por mais de 2 meses.
Seguindo os protocolos sanitários, a benção do Padre Bruno contou com número reduzido de colaboradores, e sem a presença de convidados. A transferência das hóspedes do endereço anterior foi realizada após a cerimônia religiosa.