O deputado federal e presidente do MDBTO, Alexandre Guimarães solicitou esclarecimentos imediatos sobre a tragédia encaminhando ofícios, para o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), pedindo esclarecimentos sobre o ocorrido.
O ofício nº 189 foi endereçado para o diretor geral do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, e o outro de nº 190, para o Superintendente Regional do DNIT no Estado do Tocantins, Renan Bezerra. Ambos faziam as perguntas:
Poderiam informar qual é o órgão ou a entidade responsável pela manutenção e vistoria da referida ponte?
Quais providências estão sendo tomadas para resolver a situação? Existe um cronograma ou prazo estimado para a recuperação ou reconstrução da ponte?
Quantas pontes semelhantes à ponte JK existem no estado do Tocantins? A manutenção dessas pontes está sendo realizada de forma adequada?
“Estive no local no dia do desabamento da ponte para acompanhar de perto a situação e oferecer todo o apoio necessário. Não podemos passar pano para uma tragédia desta, aliás precisamos aprender como lidar com uma tragédia como esta, para passar para o Brasil inteiro, para que outras fatalidades como esta não voltem a acontecer”, disse no dia que esteve no local.
Nós, do Cicomunica, ainda atordoados com essa tragédia, que poderia nunca ter acontecido, nos solidarizamos com a dor das famílias das vítimas.