FESTA DA COLHEITA DO CAPIM-DOURADO UMA ODE À NATUREZA

Organizado pela Associação dos Artesãos Extrativistas do Mumbuca, a Festa da Colheita é uma ode à natureza. O momento de reverenciar a beleza e o poder do capim-dourado. Quem participa aprende a importância da preservação e do manejo sustentável para a preservação do capim-dourado, a matéria-prima que é parte da paisagem e principal fonte de renda das comunidades jalapoeiras. Bonito de ver!

A Festa da Colheita do Capim-dourado realizada há 16 anos na comunidade quilombola do povoado Mumbuca em Mateiros reuni moradores e atrai visitantes para celebrar o início da colheita do ouro tocantinense. O evento é início da colheita que está liberada no sábado, 20, e segue até 30 de novembro.

Quem esteve por lá, foi a equipe do Instituto Natureza do Tocantins-Naturatins que acompanhou os artesões em todo o processo de manejo nos campos de capim-dourado e aprenderam sobre a confecção do artesanato mais famoso do Tocantins.

A Comunidade Quilombola Mumbuca mantem viva a história dos antepassados que sempre é lembrada nas conversas com visitantes e especialmente na Festa da Colheita quando vira uma peça teatral. Desfile com produtos confeccionados com capim-dourado é outra atração que todos os anos é apresentada na festa da colheita.  Dias 13 e 14 de setembro em Mateiros - Tocantins. Viva o Mumbuca. Os campos de capim-dourado é um cenário espetacular, contate um guia para visitar.