ZACARIAS MARTINS LANÇA PINGA-FOGO NA FLAPOFRAN

POESIA/LIVRO - O escritor tocantinense Zacarias Martins lança livro de poesias na Feira Literária e Artística de Porto Franco.

O poeta, jornalista  e ativista cultural  Zacarias Martins foi um dos autores representantes do Tocantins que participaram da  1ª Flapofran  - Feira Literária e Artística de Porto Franco, no Maranhão, que aconteceu na semana passada, dias 12, 13 e  14 de setembro, no Campus Tecnológico Darcy Ribeiro.

“Pinga-Fogo”, publicado  pela Editora Veloso, de Gurupi, é uma obra de fácil compreensão, traz comentário do jornalista Cléber Toledo na contracapa, está colecionando de renomados intelectuais do Tocantins. 

“O eu-lírico passeia do amoroso ao humoroso, com desenvoltura ímpar. Amor e humor constituem presença constante na obra”, destaca o professor e Pedro Alberice da Rocha, doutor em Teoria da Literatura e que atua no Campus da UFNT de Araguaína.

“Com eles, o nosso autor preferido da região sul nos leva a rir e a pensar, atingindo o objetivo de todos aqueles que se propõem a escrever com seriedade pelo humor e sarcasmo”, observa Cléber Toledo.

Sobre o autor
Poeta, jornalista profissional, cronista, conferencista e ativista cultural, Zacarias Martins é paraense, de Belém, mas tocantinense de coração. Reside em Gurupi desde 1983.

Possui publicados seis livros de poesias, um para o público infantil  e um  outro de crônicas (Histórias da história de Gurupi),  que foi indicado por duas vezes para o exame  vestibular da Universidade de Gurupi. Também tem participação em mais de 50 antologias literárias pelo país afora. Seus poemas, inclusive, já foram traduzidos para o Esperanto.

Como membro titular, Martins integra os quadros da Academia Tocantinense de Letras, da Academia Gurupiense de Letras e da Academia Brasileira de Jornalismo, além do Comitê de Cultura no Tocantins.

Honrarias
Dentre as condecorações que Zacarias Martins recebeu em reconhecimento a seus servidos prestados à Cultura, afloram com destaque a Medalha da Ordem do Mérito da Cultura e Cavaleiresca de Santo Amaro, no Grau de Comendador; a Medalha do Mérito Cultural D. Pedro II, O Título de Cidadão Tocantinense que recebeu da Assembleia Legislativa do Tocantins, bem como o Título Honorífico de Cidadão Gurupiense, outorgado pela Câmara Municipal de Gurupi, além da Medalha do Mérito Acadêmico, outorgada pela Academia Brasileira de Estudos e Pesquisas Literárias. É Senador da Cultura, representante do Estado de Tocantins no Congresso da Sociedade de Cultura Latina do Brasil.