GOVERNO DO TOCANTINS LANÇA A CARTEIRINHA DE IDENTIFICAÇÃO DA PESSOA AUTISTA

A Ciptea visa garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, mediante a apresentação do documento pelo cidadão.

Na manhã de sexta-feira, 15, o Governo do Tocantins fez lançamento com entrega das primeiras Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista - CIPTEA. 

A emissão da CIPTEA é gratuita, digital a solicitação é feita em ambiente seguro. É um direito previsto pela Lei Romeo Mion e tem o objetivo de facilitar a identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.  Instituída pela Lei Federal Romeo Mion nº 13.977, de 08 de janeiro de 2020 e de acordo com o Decreto Estadual nº 6.619 de 24 de abril de 2023. 

Como tirar a carteira Ciptea?

Para pedir CIPTEA, a pessoa com autismo ou o responsável deve preencher todos os campos obrigatórios do formulário disponível no http://sistemas.ati.to.gov.br/ciptea/login. , além de anexar os seguintes arquivos:

- Foto 3x4.

- Comprovante de residência;

- Documentos pessoais do responsável legal;

- Documentos pessoais (RG, CPF, Certidão de nascimento);

- Laudo Médico ou atestado com indicação da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID).