Marcada para acontecer entre os dias 29 de novembro e 1° de dezembro, no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, a 1ª FENARTTO que tem como madrinha a primeira-dama do Tocantins, promete reunir diversas expressões do artesanato tocantinense.
Mãos que tecem tradição, a Fenartto será um grande espaço de exposição e comercialização do artesanato local. O evento contará com atrações artísticas, desfile de moda, cozinha show e vernissage do 1º Salão de Artes Visuais do Tocantins e o 1º Seminário de Economia Criativa do Tocantins. “É uma feira que vai contemplar os 139 municípios, uma grande estrutura pensada para impulsionar o nosso artesanato que merece ser valorizado. Nós percebemos o potencial do artesanato do Tocantins quando a gente sai do país; lá fora, o capim-dourado chama a atenção por ser algo único”, destacou a primeira-dama.
O secretário de Estado da Cultura, Tião Pinheiro, destacou que a escolha da primeira-dama como madrinha da 1ª Fenartto foi natural, pelo seu engajamento em diversas causas e pela promoção da cultura tradicional do Tocantins, como a valorização do trabalho das quebradeiras de coco babaçu. “A feira vai trazer visibilidade e geração de renda aos artesãos tocantinenses, sendo uma grande oportunidade de difusão da cultura tradicional e popular. Além disso, será um espaço de capacitação e aprendizado sobre inovação, tendências e tecnologia”, pontuou o secretário. Fotos: Loise Maria/Governo do Tocantins
Participaram representantes da Secretaria de Estado do Turismo (Setur); da Secretaria-Executiva da Governadoria; da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics); da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagro); da Secretaria de Estado da Educação (Seduc); da Secretaria de Estado dos Povos Originários e Tradicionais (Sepot); da Polícia Militar do Tocantins (PMTO) e do Corpo de Bombeiros Militar (CBMTO).