PRECISAMOS CUIDAR DA SAÚDE MENTAL

Preste bastante ATENÇÃO nos sintomas e comportamento (isolamento social, agressividade, automutilação, choro fácil, baixa autoestima, dificuldade escolar e social...). Observar os sinais dos filhos e das pessoas que convivemos diariamente.

Hoje é um dia triste recebi mais duas notas de desespero de familiares que infelizmente perderam seus filhos para o SUICÍDIO. 

Relato: "Essa noite minha filha, atentou contra a própria vida e infelizmente faleceu".

Ele deixou um bilhete: " Beijo no seu coração Eu te Amo! Um dia a gente vai se encontrar de novo. Vc foi..."

Não negligenciem a depressão. O confinamento dos últimos 2 anos tirou todos do centro lógico e colocou eles num mundo obscuro que se você não for demasiado sábio, bom ouvinte, empático no sentido de se colocar no lugar do outro e resiliente para conviver com uma pessoa que recusa ser ajudada, pode infelizmente viver a dor da perda para essa doença maldita que não escolhe sexo, raça ou classe social!

O processo de desistência significa um definhar existencial resultante da complexidade de processos autodestrutivos. Nesse processo, invadida por crenças pelas quais a pessoa vislumbra que a única solução para seus problemas, ou seja, a morte. No quesito do acolhimento aos mesmos, a ambição de reconhecimento não deve eliminar o propósito de acolher o sofrimento.

Meu propósito de sempre é que possamos agir mais e falar menos. Que nos ocupemos em ofertar espaços de acolhimento para que possamos construir uma ressignificação existencial da vida humana. Em vez de falar apenas dos números e sobre o sofrimento dos envolvidos e impactados pelo suicídio, precisamos nos inserir em ações, em oferta de espaços de acolhimento e em atitudes que colocam “nossas mãos na massa”.

Minha conduta diária está pautada em resgatar vidas, com generosidade, cuidado e esperança. Concretizo meu ensejo de que a esperança continue em nossos corações para que a vida possa valer a pena.

Aos pais e familiares, deixo o meu pesar e o meu abraço.

Oremos por todas as famílias que hoje carregam em seus corações a dor, sofrimento e a saudade!

E busque tratamento, sempre é bom ouvir um especialista mesmo que não ache ser necessário. Hismênia Vidal Xavier Psicóloga Especialista em Saúde Mental.

- Hismênia Vidal Xavier Psicóloga e Supervisora Clínica/Psicanalista/Especialista em Saúde Mental.

CRP 11/10421 / Atendimento Online e Presencial. Agendamento / (88)99626-5028