Edificações históricas do Tocantins estão recebendo visitas técnica da Gerencia de Acervos e Patrimônios da secretaria da Cultura do Tocantins – Secult, o motivo? Diagnosticar as necessidades do patrimônio edificado, para execução e manutenção da história.
Nessa etapa o levantamento aconteceu em quatro edificações históricas.
- Museu Histórico de Arraias, local que promove o resgate da memória histórica do município e a preservação do patrimônio, além de incentivar as atividades culturais.
- Museu dos Povos Indígenas, em Formoso do Araguaia, famoso por suas pinturas tradicionais do povo Iny e importante acervo de peças produzidas pelos próprios artesãos Javaé e Karajá;
- Igreja de São José das Missões, localizada no povoado Missões, em Dianópolis, abriga um tesouro religioso, histórico, cultural e social;
- Casa de Cultura de Paranã.
- Museu Palacinho, em Palmas, sede do primeiro Poder Executivo Estadual, abriga a história do Tocantins é um dos pontos turísticos mais importantes do Estado.
“As manutenções garantem que as edificações continuem aptas a receber o público. O Governo do Tocantins tem muito orgulho do patrimônio histórico arquitetônico e trabalha pela conservação da estrutura e preservação dos traços históricos”, destaca o secretário da Cultura, Tião Pinheiro.
Os levantamentos aconteceram nos meses de maio e junho foram acompanhadas por membros das gestões municipais de cada localidade.