Bem se sabe que o início da amamentação é desafiador, assim como o retorno ao trabalho. É uma fase em que a angústia e insegurança é uma constante para a mãe e para as famílias. Abordar o tema é voltar a atenção para a saúde do bebê, já que os órgãos de saúde recomendam aleitamento materno pelo menos até os dois anos, sendo os seis primeiros em condição exclusiva. No entanto, esta não é a realidade de muitas mulheres, pois, muitas delas precisam retornar ao trabalho quando seus bebês completam 4 meses, às vezes até antes.
Sob esta condição é até possível retornar ao trabalho e manter a amamentação exclusiva, mas para isso, a mulher precisará de bastante apoio para dar início à extração do leite e estocar o necessário com pelo menos 30 dias de antecedência.
Vale lembrar quão necessário é preparar um cuidador para oferecer o leite estocado ao bebê sem uso de mamadeira. Existem algumas opções que causam menos interferência no aleitamento materno, como por exemplo, o uso de copos de bico rígido e copo aberto. É também importante que este cuidador saiba como preparar o leite congelado bem como avaliar sua validade.
Ainda sob este viés, é válido expor como o local de trabalho interfere de forma direta nesta amamentação exclusiva até os 6 meses mesmo após o retorno da mulher. É imprescindível que seja oferecido um ambiente tranquilo, com cadeira, pia e geladeira para armazenar o leite extraído, além de permitir que a mulher faça pausas para ordenhar o leite. Quando o local de trabalho não é favorável o desmame, infelizmente, é inevitável.
Lutar pelo direito das famílias de amamentar seus filhos, mesmo retornando ao trabalho é um dever da sociedade, dos profissionais ao seu redor, do governo, dos empregadores, enfim, todos são responsáveis. Portanto, ter uma licença maternidade remunerada e ideal, local de trabalho favorável e rede de apoio defensora ao aleitamento é o caminho para a amamentação de sucesso.
Juliana Martins Pereira é enfermeira (COREN TO 185129 ENF) é Consultora em Amamentação e Laserterapeuta. Siga no Instagram: https://www.instagram.com/julianamartins.consultora/#