WANDERLEI BARBOSA AUTORIZA OBRAS DO HOSPITAL DA MULHER E MATERNIDADE ESTADUAL EM PALMAS

SAÚDE - Na semana do Dia das Mães o início das obras do HM é um presente a milhares de mulheres moradoras do Matopiba. O Hospital da Mulher e Maternidade Estadual terá investimento de 299 milhões com entrega prevista em 18 meses. Unidade será uma das referências em saúde feminina e neonatal da Região Norte do país. "Esta obra é um marco para a saúde da mulher na Região Norte do Brasil. É um hospital pensado exclusivamente para elas, fruto de uma Parceria Público-Privada, sem custo imediato para o Estado, e que deve trazer grandes benefícios para o Tocantins. Esse novo hospital vai aliviar a sobrecarga e oferecer um atendimento mais humanizado e moderno às mulheres"

O governador Wanderlei Barbosa acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero e a secretária da Mulher, Berenice Barbosa, participou na terça-feira, 6/5, da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras do Hospital da Mulher e Maternidade Estadual, em Palmas.

“Estamos falando de uma construção que vai além de uma obra física, é o início de um sonho para todas as mulheres tocantinenses. Eu me sinto muito honrada em fazer parte desse sonho. O governador Wanderlei Barbosa tem dado muito espaço à mulher e essa é mais uma demonstração”, destacou Karynne Sotero.

A unidade é projetada para ser uma das principais referências em atendimento feminino e neonatal da Região Norte do país. Com investimento inicial de R$ 299 milhões para implantação, a unidade será construída pelo Governo do Tocantins, com a empresa Opy Healthcare por meio da primeira Parceria Público-Privada (PPP) na área da saúde.

“Meu sentimento é de profunda gratidão. Gratidão a todas as mulheres do nosso estado que acreditaram nesse sonho e ao governador Wanderlei Barbosa por ouvir e atender esse desejo. Esse hospital chega como um marco, vai acolher, tratar e fortalecer a saúde feminina em nosso estado”, pontuou Berenice Barbosa, secretária de Estado da Mulher do Tocantins.

A nova unidade hospitalar, substituirá o atual Hospital e Maternidade Dona Regina (HMDR), será construída em Palmas, em um terreno de 25 mil m² — seis vezes maior do que a estrutura atual. O hospital contará com 210 leitos e 20 vagas na nova Casa Gestante, Bebê e Puérpera, ampliando a capacidade em mais de 60%. No projeto: estão a instalação de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) obstétrica-ginecológica, inédita no estado; ampliação dos leitos de UTI Neonatal e um heliponto, Programas como Banco de Leite Humano e do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis), que são referencia, serão aprimorados.

Participaram da cerimônia, o prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira Campos; o senador Eduardo Gomes; o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres; o presidente da Câmara Municipal de Palmas, Marilon Barbosa; deputados estaduais, secretários de Estado e outras autoridades.