A PREVENÇÃO É VACINAÇÃO

No Dia Mundial da Imunização, SES-TO reforça a importância das vacinas para salvar vidas. Tocantins possui 322 salas de vacinação e está primeiro lugar, no índice de cobertura vacinal, de crianças menores de um ano, entre os estados da região norte do Brasil

Você sabia que toda a população pode se vacinar gratuitamente em qualquer sala de vacina existente no País? É ir a um posto de saúde, com documento pessoal e a Caderneta de Vacinação. 
Para quem perdeu a caderneta, deve voltar ao PS onde recebeu as vacinas e pedir uma segunda via. Atenção: mesmo sem Caderneta de Vacinação você pode ser vacinado. Não se esqueça que a CV é um documento e deve ser guardado junto aos documentos pessoais.

 Vacinas encontradas no SUS

 Atualmente, 48 imunobiológicos são distribuídos anualmente pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) (vacinas, imunobiológicos especiais, soros e imunoglobulinas), sendo 20 vacinas oferecidas às crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes conforme o Calendário Nacional de Vacinação. Destas, 18 são vacinas para crianças e adolescentes ofertadas no Calendário Nacional de Vacinação.

 As vacinas distribuídas no Sistema Único de Saúde (SUS) são: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, Pólio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP, Hepatite A, Varicela, Difteria e tétano adulto (dT), meningocócica ACWY, dTpa, Influenza, Pneumocócica 23- valente (Pneumo 23), Covid Monovalente e Covid Bivalente.