CMEC TOCANTINS CELEBRA O FLORESCER DA AUTOESTIMA DA MULHER COM DEBATES PARA REPENSAR NOVOS HORIZONTES

"Juntas somos mais fortes e transformamos o mundo" a partir dessa frase o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do Tocantins e de Araguaína - CMEC, realizou na sexta-feira, 12 de setembro o segundo "Florescer da Autoestima da Mulher". Uma tarde debates e depoimentos de mulheres de diversas profissões que lidam diariamente com a violência doméstica, trataram da necessidade de estratégias e políticas públicas de combate ao feminicídio em todos os setores da sociedade.

O evento organizado pelo CMEC Araguaína, realizado em parceria com o Comitê Mulher Sicredi, Rotary Club de Araguaína Pioneiro e SENAC de Araguaína reuniu mais de cem mulheres de diversas profissões, especialistas, lideranças e mulheres da comunidade de todas as classes sociais em torno do debate que reforça a importância de romper o silêncio e chamar atenção para a necessidade do envolvimento da sociedade.

A delegada regional, Ana Maria Varjal (2ª Delegacia Regional de Polícia Civil -DRPC – Araguaína), advogada, Bruna de Paula (especialista em Direito da Mulher), médica, Ana Carolina Bueno (ginecologista), Morgana Mota (Psiquiatra), Thayse Rodrigues (Coach Titanium Ritbox), Andreana Silva (empresária) Sabrina Kückelhaus (empresária), Divonei Pastre (gerente de Negócios Natura Avon), Audila Pereira (gerente Exclusiva Donas do Negócio Sicredi) e Elisangela Silva (pedagoga), mulheres que promoveram o debate com informações focadas  na prevenção a todos os tipos de violência, sobre locais de acolhimento, rede de apoio. 

As participantes do Florescer em Araguaína, conheceram depoimentos emocionantes de mulheres que conseguiram romper a barreira de diferentes tipos de abusos e violências. Hoje, são vencedoras que secaram às lágrimas estudando, empreendendo e agora levam com sua trajetória acolhimento a outras mulheres. E aprenderam reconhecer os sinais da violência, física, psicológica, moral, sexual e patrimonial. 

Quem esteve no evento, que aliás, foi cem por cento feminino, entendeu que é necessário a independência financeira e mais importante ainda, saber gerir o próprio dinheiro, mesmo que alguém diga que é pouco. Algo que parece simples, mas, não é fácil, mandar no seu dinheiro, seu patrimônio é essencial para dar um basta a qualquer tipo de violência. Elas também conheceram a rede de apoio existente em Araguaína, que orgulhosamente comemora um ano de zero feminicídio.

As participantes se conectaram com o criador com Synara e Filipe Ferrari, ganharam momentos de beleza pelas mãos das profissionais do Senac, Mary Kay e Natura Avon (limpeza de pele, maquiagem e massagem), muitos brindes oferecidos pelos parceiros foram sorteados. 

“Os relatos reais de mulheres que vivenciaram situações de violência, amplia nossa reflexão sobre acolhimento e superação. O Florescer da Autoestima da Mulher é uma experiência transformadora, que reafirma o valor e a força de cada mulher. O CMEC leva o debate a todos os cantos do Tocantins e o Florescer da Autoestima nos lembra que, quando a mulher reconhece sua força, ela abre caminhos para que outras também, possam trilhar suas jornadas com coragem e propósito.” Destaca a presidente do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do Tocantins, Antônia Lopes. E finaliza, “Para tudo isso acontecer agradecemos o apoio do Comitê Mulher Sicredi, SENAC, Natura Avon, Mary Kay e Edu Show que sempre nos apoia.”

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 é um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. O Ligue 180 presta os seguintes atendimentos:

- Orientação sobre leis, direitos das mulheres e serviços da rede de atendimento (Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.;

- Informações sobre a localidade dos serviços especializados da rede de atendimento;

- Registro e encaminhamento de denúncias aos órgãos competentes;

- Registro de reclamações e elogios sobre os atendimentos prestados pelos serviços da rede de atendimento.

- É possível fazer a ligação de qualquer lugar do Brasil ou acionar o canal via chat no Whatsapp (61) 9610-0180. Em casos de emergência, deve ser acionada a Polícia Militar, por meio do 190.

No retrato capa: Da esq. p/ dir. – Conselheiras do CMEC Araguaína, Mirllany Viana(empresária) , Antonia Lopes (empresária e presidente CMECTO), Aylle Crystina (empresária e presidente do CMEC Araguaína), Ana Célia Lima (empresária), do Comitê Mulher Sicredi: Fernanda Brito (gerente PF Sicredi), Neuzanir Vieira dos Santos (empresária) e Audila Pereira (gerente Exclusiva Donas do Negócio Sicredi)