São eles que trabalham geralmente na madrugada para deixar nossa cidade limpinha, protegendo às pessoas de várias doenças provocadas pelo lixo acumulado.
- O lixo que vai para lixões a céu aberto ou terrenos baldios produz bactérias e fungos. Também atrai baratas, ratos, moscas, mosquitos etc. Esses animais podem transmitir doenças sérias, como dengue, febre tifóide, cólera, disenteria, peste bubônica e leishmaniose.
A forma de descartar os resíduos de sua casa pode ajudar a evitar graves acidentes e proteger esses trabalhadores. Que no dia a dia precisam lidar com objetos cortantes, vidros, seringas, giletes, espetos de madeira...
Proteger esses trabalhadores começa dentro de casa, como separar corretamente os resíduos recicláveis do comum, além de alguns cuidados na hora da separação podem garantir mais segurança a esses trabalhadores.
Vidro Quebrado
Garrafas, copos, corte uma garrafa plástica ou coloque dentro de uma caixa, feche com uma fita adesiva e escreva em cima “Cuidado Vidro Quebrado, perigo”. Ainda é possível colocar junto com o material reciclável.
Seringas
Diabéticos ou quem usa algum tipo de seringa por exemplo, pode colocar as seringas usadas dentro de uma garrafa pet fechada. Não se deve jogar no lixo comum e nem no reciclável, o correto é levar até um posto de saúde mais próximo para que o descarte seja feito de forma adequada.
Outra dikinha: Se você não tem uma garrafa de plástico, embale com cuidado o objeto (exceto seringa), coloque em uma sacola escreva cuidado vidro e amarre uma fita vermelha e deixe na lixeira bem à vista do coletor!