Esfiha aberta. Iguaria típica do oriente é sucesso nas esfirarias de São Paulo. Começou no Iraque, com o cultivo de trigo, figos, romãs, nozes, pistaches, cevada e criaram o pão redondo. No Líbano, surgiu o costume de cobrir o pão redondo com carne e cebola para comer com as mãos. E foi assim que nasceu a esfiha aberta.
Ingredientes para fazer Esfiha aberta:
Para a massa:
500 gramas de farinha de trigo
250 mililitros de água morna
50 mililitros de óleo
30 gramas de açúcar refinado
15 gramas de fermento biológico
10 gramas de sal
Para o recheio:
250 gramas de carne picada
1 unidade de cebola pequena picada
1 unidade de tomate maduro picado
½ rodela de limão
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta síria
1 punhado de salsinha
Como fazer Esfiha aberta:
- Em uma vasilha misture a farinha, o açúcar e o fermento. Acrescente o sal, o óleo e a água, amasse e deixe repousar por 15 minutos.
- Prepare a o recheio da esfiha aberta, misturando em um recipiente todos os ingredientes. Mexa bem para incorporar e reserve.
- Espalhe farinha sobre uma superfície lisa, plana e limpa e sove a massa nela até ficar uniforme.
- Separe a massa em várias bolas de acordo com o tamanho que preferir. Molde-as com as mãos como uma base de pizza com as laterais altas.
- Coloque uma porção de recheio no centro de cada massa já moldada e coloque a assar no forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 minutos.
- Retire do forno, observe se o recheio assou e a massa dourada, e sirva. Cozinha é observação e experimentar. Cada forno pode ser diferente do outro. A esfiha aberta da foto foi pela designer de interiores Adriana Araújo uma apaixonada pela culinária. Em um dos receheios ela usou queijo. Bom apetite!