ESFIHA ABERTA FEITA PARA COMER COM AS MÃOS

Vem aprender a fazer uma receita libanesa que todo mundo ama.

Esfiha aberta. Iguaria típica do oriente é sucesso nas esfirarias de São Paulo. Começou no Iraque, com o cultivo de trigo, figos, romãs, nozes, pistaches, cevada e criaram o pão redondo. No Líbano, surgiu o costume de cobrir o pão redondo com carne e cebola para comer com as mãos. E foi assim que nasceu a esfiha aberta.

Ingredientes para fazer Esfiha aberta:

Para a massa:

 500 gramas de farinha de trigo

 250 mililitros de água morna

 50 mililitros de óleo

 30 gramas de açúcar refinado

 15 gramas de fermento biológico

 10 gramas de sal

Para o recheio:

 250 gramas de carne picada

 1 unidade de cebola pequena picada

 1 unidade de tomate maduro picado

 ½ rodela de limão

 1 pitada de sal

 1 pitada de pimenta síria

 1 punhado de salsinha

Como fazer Esfiha aberta:

- Em uma vasilha misture a farinha, o açúcar e o fermento. Acrescente o sal, o óleo e a água, amasse e deixe repousar por 15 minutos.

- Prepare a o recheio da esfiha aberta, misturando em um recipiente todos os ingredientes. Mexa bem para incorporar e reserve.

- Espalhe farinha sobre uma superfície lisa, plana e limpa e sove a massa nela até ficar uniforme.

- Separe a massa em várias bolas de acordo com o tamanho que preferir. Molde-as com as mãos como uma base de pizza com as laterais altas.

- Coloque uma porção de recheio no centro de cada massa já moldada e coloque a assar no forno pré-aquecido a 200ºC durante 30 minutos.

- Retire do forno, observe se o recheio assou e a massa dourada, e sirva. Cozinha é observação e experimentar. Cada forno pode ser diferente do outro. A esfiha aberta da foto foi pela designer de interiores Adriana Araújo uma apaixonada pela culinária. Em um dos receheios ela usou queijo. Bom apetite!