FONTE DE CONSULTA NA GESTÃO PÚBLICA

Um concorrido evento na Federação da Indústrias do Estado do Tocantins - Fieto em Araguaína, dia 13/4, marcou o lançamento do livro "Controle Externo - 30 Anos de Julgados", de Wagner Praxedes. Vem ver a galeria de imagens!

Com renda destinada à manutenção do Museu Palacinho (*) em Palmas, o conselheiro do José Wagner Praxedes (TCE/TO) recebeu no auditório da Fieto, amigos de longa data, políticos, empresários da contabilidade, advogados e estudantes para o lançamento do livro:   "Controle Externo - 30 Anos de Julgados" da Dialética Editora. O evento contou com apresentação de um vídeo sobre a história da criação do Tocantins produzido nos anos 90 pela Agência Public, bela e nostálgica lembrança dos primeiros anos do Tocantins. 

A obra traz a experiência enriquecedora de exercer a função de Auditor de Contas, ascender, três anos depois, ao cargo de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins, e conduzir administrativamente esta Corte por três mandatos como Conselheiro Presidente, trouxe incrível aprendizado.

Na compreensão da importância de compartilhar conhecimento, decidi por esta obra literária para proporcionar leitura, consultas e estudo sobre o trabalho exercido na fiscalização do bem público.

Este livro traz exemplos de processos transitados e julgados a fim de esclarecer dúvidas e propiciar informação segura sobre esse trabalho.

A missão do TCE é garantir a efetividade das ações de Controle Externo por meio de uma fiscalização sistematizada eficaz, orientação e avaliação dos resultados da gestão e das políticas públicas em benefício da sociedade. 

“Leitura indispensável para gestores públicos, o livro traz um apanhado de temas como Atos de Pessoal; Contratos; Poder de Cautela; Previdência; Consulta; Prestação de Contas; Cessão de Bem Público; Aplicação de Pena Pecuniária e Crime de Responsabilidade. ” Disse o prefeito Wagner Rodrigues. 

No evento muito bem organizado por Gilda Bonfim e Adriana Borges, CCMNC registrou: Ercília Moraes (tabeliã), Marivaldo Melo (superintendente do Banco da Amazônia), Djalma Araújo Ferreira Júnior (prefeito de Wanderlândia), Davi Santos Morais, (presidente Subseção de Araguaína (OAB), Rejane Mourão (secretária de Administração), Alexandre Gomes de Brito, (presidente da ACALANTO) e o escritor Edson Galo e o vereador Ygor Cortez. Entre outros, prestigiaram o evento.

*O Museu Histórico do Tocantins é um museu público estadual localizado na cidade de Palmas, capital do estado de Tocantins, Brasil. Inaugurado em 18 de março de 2002, está instalado no chamado Palacinho, a primeira edificação construída em Palmas, no ano de 1989, logo após a criação do estado do Tocantins.