GOVERNO DO TOCANTINS ATENDE EMPRESÁRIOS

Wanderlei Barbosa mantém redução da complementação de alíquota de ICMS após solicitação da ACIARA. Empresários agradecem. "Nós queremos agradecer ao governador por ter se sensibilizado com a solicitação da ACIARA. A gente entende que esse não é o momento para subir imposto, é o momento para a gente pelo menos manter. Nós estamos numa pós-pandemia e o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, mesmo para as empresas do Simples. Nós temos, que neste momento estimular a produção, estimular a geração de emprego e renda para o nosso Tocantins", destacou o vice-presidente da ACIARA, William Rezende, representando o presidente Denilson da Silva, que estava em viagem de negócios.

O DO de terça-feira (08), chegou como um presente aos empresários do Tocantins, na edição veio a publicação da medida provisória que mantém a redução da complementação de alíquota de ICMS para as empresas optantes do Simples Nacional. 
Decisão importante para o bem-estar financeiro das empresas. Veio após o pedido do presidente, Fabiano do Vale e vice-presidente, Antônia Lopes Gonçalves da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Tocantins (Faciet), durante audiência com governador em exercício, Wanderlei Barbosa com presença de dirigentes de várias associações do Estado.
No início da semana, diretores da ACIARA apreensivos com o prazo para alterar a lei sobre a base de cálculo, que encerraria na última terça-feira, véspera do pagamento do imposto. Concederam entrevista coletiva, pontuando os problemas, caso o governo não tomasse nenhuma medida, o valor do tributo dobraria, provocando o reajuste no preço dos produtos.

Conta não fecha

“Iria sofrer tanto o empresário, quanto o consumidor porque quando aumenta o custo do produto, isso é repassado ao consumidor final. E quando o empresário não consegue fazer essa reposição de custo, com certeza as empresas estariam com as contas no vermelho. Foi muito importante o governo atender, nesse momento, essa manutenção para que a gente consiga pelo menos manter o emprego e a renda no nosso Estado”, pontuou o diretor da ACIARA, Dennys Barsch.

Equilíbrio

A manutenção dos mesmos valores praticados em 2021 é um alívio para os empreendedores, que começam a equilibrar as contas. “Nós queremos agradecer ao Governo do Estado por ter atendido essa reivindicação da classe empresarial, através da ACIARA. É um momento de retomada da economia, portanto, estamos realmente otimistas, mas também estaremos firmes no propósito de pedir a extinção dessa complementação de alíquota para as empresas do Simples Nacional”, ressaltou a vice-presidente da Faciet e diretora da Aciara, Antônia Lopes.

Unidos

O diretor, Ulysses Ayres, enfatizou a importância para as entidades classistas estarem unidas na luta pelo fortalecimento do comércio. “É muito importante a união da classe, representada pelas associações comerciais. Juntos e unidos teremos mais força para sermos ouvidos. Nós fomos vitoriosos, com a compreensão do governador, que manteve esse imposto no percentual que era praticado. Estamos sempre juntos, com uma boa parceria com o Estado”, finalizou.Na quarta-feira, (08), na sede da Aciara, durante coletiva de imprensa.