"Ritas", documentário mais visto de 2025, estará no Citronela Doc 2025 - Festival de Documentários de Ilhabela
O 5º Citronela Doc - Festival de Documentários de Ilhabela, começa hoje, 27 e vai até 31 de agosto de 2025, no Esporte Clube Ilhabela e no Hostel da Vila, próximos ao Centro Histórico.
O Citronela Doc é um festival gratuito de cinema documental, realizado anualmente em Ilhabela (SP) e com exibição on-line para todo o Brasil pela plataforma Spcine Play. O evento apresenta uma seleção de documentários brasileiros de curta e longa-metragem, contemporâneos e premiados, sempre com foco na diversidade de perspectivas, temas e pontos de vista.
Um dos destaques do festival é o longa-metragem “Ritas”, que refaz a trajetória da Rita Lee (1947-2023) a partir de entrevistas e depoimentos da própria artista. Com farto material de arquivo, o filme dirigido por Oswaldo Santana tem empolgado plateias por seu estilo vibrante e alto astral. Trata-se de um verdadeiro documentário-festa. Já é o documentário mais visto de 2025.
No filme, a própria Rita guia a narrativa em entrevistas concedidas durante toda a sua carreira e depoimentos recentes e inéditos. Nesse processo de “arqueologia pessoal” a cantora se mostra de uma maneira que ninguém jamais viu: Rita poeta, compositora, instrumentista, escritora, eremita e musa. Assim, a vida pessoal da artista e seu processo criativo são desvendados. "Ritas" fecha a programação do Citronela Doc com exibição no domingo, dia 31, às 20h.
Conheça o festival
A programação principal do Citronela Doc é dividida em duas mostras, a nacional e a regional, com filmes do Litoral Norte e Vale do Paraíba, além de debates com realizadores e convidados e outras atividades artísticas, como música e teatro (veja a programação na grade abaixo). "Mais do que exibir documentários, queremos criar encontros entre realizadores, moradores e visitantes”, diz Lívia Razente, produtora executiva do festival.
Ao todo, são 37 filmes exibidos no Citronela Doc: nove longas-metragens e 26 curtas-metragens produzidos em 9 estados brasileiros e oito cidades do Litoral Norte e Vale do Paraíba. Um grande diferencial do festival neste ano é trazer dois filmes que usam tecnologias de realidade estendida (XR). "O Citronela Doc nasceu do desejo de reunir histórias que não apenas informam, mas provocam, tocam e transformam", afirma Livia Razente. "Nossa curadoria busca filmes que criam pontes entre diferentes territórios, vozes e experiências”.
Acessibilidade do festival
O Citronela Doc é um festival que tem forte preocupação com a acessibilidade. Os filmes contam com legenda descritiva e libras, todos os debates têm intérprete de libras, o espaço será preparado para receber pessoas com deficiência e mobilidade reduzida e a equipe também está preparada para receber pessoas com deficiência.
O festival
Desde 2021, o Citronela Doc acontece todos os anos em Ilhabela. O evento é organizado pela Associação Cultural Citronela, que já existe desde 2018 como um coletivo, foi institucionalizada como organização em 2024 e é formada por formada por Alice Penna, Débora Bergamini, Juliana Borges, Livia Razente, Matias Borgström, Pedro Gorski e Ricardo Imakawa.