COLETA SELETIVA SOLIDÁRIA

Transformar paisagens, transformar vidas, transformar comunidades "Esse projeto tem um papel social fundamental. Ele é transformador não só no aspecto ambiental, mas no econômico e principalmente no social." disse o presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, desembargador João Rigo Guimarães no lançamento do projeto Coleta Seletiva Solidária.

Magistrados e servidores do TJTO, participaram na última terça-feira, 12, da cerimônia de lançamento oficial do projeto Coleta Seletiva Solidária realizada no estacionamento do fórum de Araguaína na presença de magistrados e servidores.

A ideia é dar a destinação correta de resíduos, começando em “casa” o projeto une, inicialmente, os serventuários da Justiça tocantinense, para depois engajar a comunidade. E o resultado é a destinação do material para associações ou cooperativas de catadores de materiais recicláveis. Em Araguaína, a beneficiada é a Associação Movimento Ecológico Amigos do Meio Ambiente (Ameama), que conta com cerca de 130 pessoas que vivem dos materiais recolhidos. “Este trabalho tem ainda uma particularidade. Cada um, com sua pequena participação, o transforma em uma iniciativa grandiosa. As pessoas que dela necessitam vão ter recursos. E isso é um dos objetivos”, ressaltou o presidente do TJTO.

Equipe comprometida

Ele fez questão de ressaltar o comprometimento de magistrados e servidores com a iniciativa, na pessoa da desembargadora Ângela Prudente, presidente do Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins (PLS/PJTO), que é executado pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa). “É um sonho que se transformou em projeto, que se concretizou e hoje é realidade. Em toda a comarca devemos ter um local com o Coleta Seletiva Solidária.”

Questão social de alta relevância

Por sua vez, em seu pronunciamento, a desembargadora Ângela Prudente enalteceu o fato de o presidente do TJTO ser um incentivador do trabalho. “O presidente é um grande colaborador e incentivador.” Para a magistrada, pelo engajamento e demonstração de intenção dos membros do Judiciário da cidade, Araguaína terá bons resultados. “Tenho certeza que Araguaína vai crescer com a coleta. É uma ação de sustentabilidade, não restrito ao meio ambiente, mas vai além do que pensamos. É uma questão social de alta relevância. A entidade parceira, a Ameama, tem cerca de 130 associados. São 130 famílias que atuam nessa atividade”, destacou.

Para a magistrada, o TJTO contribuirá com a mudança da realidade de vida de todos os envolvidos. “O TJTO faz o dever de casa. E, com isso, vai mudar a realidade local. Primeiro, dos que participarem no sentido de dar a destinação correta. Isso é uma contribuição e tanto. E para quem será beneficiado a perspectiva é enorme. ”

Em seu pronunciamento, a desembargadora Ângela Prudente explicou como será o trabalho e, mais uma vez, reforçou que a ação sustentável tem impactos em saúde, economia e responsabilidade social. “Tudo isso envolve o direito constitucional de todos, que é a dignidade humana”, argumentou, ao pedir a colaboração de todos. “Espero que vocês sejam multiplicadores”, concluiu.

Também convidado a falar na cerimônia, o juiz Fabiano Ribeiro, diretor do fórum de Araguaína, afirmou que, com a Coleta Seletiva Solidária, o TJTO cumpre mais um papel social. “Cumprimos, de fato, com mais esta função social, que é destinar corretamente os resíduos, auxiliar associações compostas por pessoas carentes. A nossa parceira é a Ameama”, disse o juiz, ao lembrar que este compromisso faz parte de um projeto maior, que é o “TO Sustentável”, rede encabeçada pelo TJTO que compreende entre outras vertentes, a expansão e avanços no desenvolvimento de ações socioambientais.

“Cumprimos a lei, que rege a destinação correta dos resíduos e também realizamos a colaboração social. Que sejamos, de fato, multiplicadores desta ação”, complementou.

Programação

Servidor do TJTO em Araguaína desde 2010, o almoxarife José Gomes Queiroz falou com satisfação da participação na coleta. “É importante. Todos devemos colaborar. É essencial para o meio ambiente, para o futuro dos nossos filhos e presente dos irmãos que mais necessitam e vão ser diretamente beneficiados com a entrega dos materiais”, comentou.

Ele participou das outras atividades realizadas nesta tarde, em Araguaína, paralelamente ao lançamento. Houve drive-thru para entrega de materiais recicláveis, exposição de artesanato e produtos recicláveis, como sabão, além de aula de zumba e sorteio de brindes. Também participaram outros magistrados do Estado e servidores. Representantes da sociedade também prestigiaram, como o secretário municipal do Planejamento da Prefeitura de Araguaína, Frederico Prado, que representou o prefeito Wagner Rodrigues, e o diretor da Ameama, Paulo Simão de Oliveira.

Leila Jardim, da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa/TJTO), e a engenheira ambiental Cinthia Azevedo, facilitadora do curso e servidora da Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa).  Cogersa, participaram da programação na cidade.