GOVERNADOR WANDERLEI BARBOSA PARTICIPA DA ROMARIA DE SUCUPIRA

ROMARIA DA SUCUPIRA - Durante dois dias o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, acompanhado da primeira-dama e secretária Extraordinária de Participações Sociais, Karynne Sotero; e do secretário de Estado do Turismo, Hercy Filho, prestigiaram a Romaria da Sucupira, zona rural de Dianópolis, região Sudeste do Estado.

Em Dianópolis, governador Wanderlei Barbosa prestigia uma das mais importantes manifestações religiosas do Estado, festejo reúne romeiros, famílias e grupos folclóricos em torno de uma tradição cultural centenária. A tradicional Romaria de Sucupira que acontece há mais de 150 anos, mantendo viva a cultura da fé com folias, procissões, missas, quermesses, serestas, batizados, hasteamento do mastro e a festa do imperador e da imperatriz. Organizada por lideranças religiosas, voluntários e comunidade local, que preservam e mantem a tradição ao longo das gerações.

Na sexta-feira, 1º, eles, participaram da Santa Missa e do encontro das folias, Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito. em seguida conheceram a estrutura, conversaram com barraqueiros e romeiros. No sábado participaram da Missa Solene de Nossa Senhora do Rosário. 

A presença do governador é uma marca registrada que incentiva e respeita todas as formas de manifestações religiosas no Estado.  “Fico muito feliz de estar nesta romaria. Nosso governo tem apoiado as manifestações religiosas, culturais e esportivas, e desta vez não foi diferente. Fizemos o possível e vamos continuar fazendo. O padre me disse: ‘Você é o primeiro governador a nos prestigiar.’ Então, estar aqui, para mim, é uma grande alegria” 

“Aqui são 150 anos de história, uma tradição que transcende gerações. E ter o governador presente aqui é de um significado imenso para essa comunidade. Eu, como romeiro, como secretário, estou muito feliz de ter essas pessoas aqui presentes, cultivando uma cultura que vem de muitos anos” - secretário do Turismo, Hercy Filho.

 “Essa romaria é histórica, centenária, um momento de oração, confraternização, cultura e turismo religioso. A presença honrosa e inédita do governador, juntamente com parlamentares, fortalece ainda mais essa celebração, que cresce a cada ano, com organização e participação expressiva de visitantes” - prefeito de Dianópolis, José Salomão.

 “Essa romaria começou com tendas de palha, hoje já tem uma grande estrutura. Esse avanço é fruto do apoio da Igreja, da Prefeitura, do Governo do Estado, dos vereadores e dos deputados. É uma alegria enorme ver essa tradição crescer. É a maior romaria sertaneja do estado” - padre Eldinei Carneiro.

 “Participo desde os 10 anos de idade e sempre gostei muito desta romaria, onde encontro pessoas queridas. Casei aqui há quase 60 anos, quando a igreja ainda era uma pequena capela. Hoje, a estrutura está muito mais bonita e acolhedora” - romeira Constantina Nunes da Silva. 

 “A romaria é muito importante. É uma tradição da família. Meus avós já vinham, e eu estou aqui todo ano. Este ano a romaria está muito bonita. Não era assim antes, ela vem crescendo cada vez mais. Este lugar é uma terra santa” - romeiro, Noá Franco de Oliveira.

“Venho todo ano, somos uma família de romeiros. Meus avós já vinham para a Sucupira e seguimos essa tradição. Essa romaria está cada vez mais bonita e bem organizada. Este ano tivemos a presença do governador Wanderlei Barbosa, o que nos deixou muito felizes” -mestre de obras Adão Pereira de Sousa.

A Romaria da Sucupira teve início no século XIX, quando tropeiros que cruzavam o norte goiano e o oeste da Bahia encontraram uma imagem de Nossa Senhora do Rosário sob uma árvore de sucupira. O local se tornou ponto de oração, dando origem à devoção que permanece viva até hoje.

Registramos a  presença do deputado federal Vicentinho Júnior, Geneci Almeida e o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres.