TOCANTINS É DESTAQUE NO ENCONTRO NACIONAL "O BRASIL PRECISA PENSAR O BRASIL"

O deputado federal Alexandre Guimarães (MDB-TO), presidente do Diretório Estadual do partido no Tocantins, participou do Encontro Nacional do projeto "O Brasil Precisa Pensar o Brasil", realizado em Brasília, nos dias 21 e 22 de outubro. Com presença de José Sarney e lideranças políticas, militantes e especialistas convidados pelo MDB e pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG).

Em pauta, os principais desafios do país e os resultados do processo de construção do documento “Caminhos para o Brasil”, que servirá de base para as propostas programáticas do partido nas próximas eleições.

O evento também, celebrou os 30 anos da Fundação Ulysses Guimarães e deu início às comemorações pelos 60 anos do MDB, ressaltando a contribuição histórica das duas instituições para o fortalecimento da democracia brasileira.

A iniciativa integra uma série de debates que vêm sendo realizados em diversos estados, com o propósito de reunir ideias e propostas voltadas ao fortalecimento da democracia, ao crescimento econômico e à promoção da inclusão social. O projeto busca construir, de forma colaborativa, um diagnóstico nacional que servirá de base para as futuras diretrizes do partido.

A participação de Alexandre Guimarães coloca o Tocantins  em destaque nas discussões políticas do MDB e evidencia o compromisso do parlamentar com o desenvolvimento do país.

Conheça: O Brasil Precisa Pensar o Brasil

Lançado pela Fundação Ulysses Guimarães (FUG) como resposta aos desafios de um Brasil em transformação, o programa O Brasil Precisa Pensar o Brasil nasceu com a missão de ouvir a sociedade, debater soluções reais e construir uma nova agenda nacional. Desde o início, a proposta foi clara: mobilizar lideranças, gestores públicos, especialistas, militantes e cidadãos comuns em torno de uma reflexão coletiva sobre os caminhos do país.

A partir de 2020, mesmo diante das limitações impostas pela pandemia, o programa encontrou novas formas de manter viva a escuta qualificada. Por meio de debates virtuais, cursos de formação e eventos temáticos, a FUG promoveu um espaço de formulação política e promoveu o engajamento de milhares de brasileiros em todas as regiões.

Em 2023, o projeto foi retomado com força renovada, ampliando seu alcance e aprofundando o diálogo. Combinando ações presenciais e virtuais, a Fundação promoveu discussões em torno dos grandes desafios nacionais, pavimentando o caminho para um novo ciclo de mobilização.

O ano de 2025 marcou o ponto alto do programa. Entre março e setembro, a FUG realizou a maior mobilização da sua história e, em parceira com o MDB, realizou 25 encontros regionais presenciais, em 22 unidades da federação, com mais de 8,5 mil participantes, além de 21 encontros virtuais temáticos que conectaram quadros partidários e especialistas em áreas estratégicas como reformas institucionais, economia, saúde, educação, meio ambiente, segurança pública, ciência e tecnologia e relações internacionais.

Essa mobilização deu origem ao documento Caminhos para o Brasil – Nosso País, Nossa Causa, uma síntese de propostas estruturadas em três causas mobilizadoras:

Consolidação da democracia

Retomada do desenvolvimento

Redução das desigualdades

No Encontro, o presidente do MDB Afro, Nestor Neto, entregou aos presidentes da Fundação Ulysses Guimarães, Alceu Moreira, e do MDB, Baleia Rossi, um documento com propostas para a promoção da igualdade racial e o fortalecimento das lideranças negras no partido.

Os coordenadores do projeto, Aldo Rebelo, José Fogaça e Raul Henry, apresentaram os resultados do amplo processo de escuta e construção coletiva realizado ao longo de todo o país.

O evento foi encerrado com o Ato de Entrega do Documento Programático “Novos Caminhos”, que contou com mensagens em vídeo dos ministros Jader Filho (Cidades) e Renan Filho (Transportes), além das presenças do ex-presidente da República José Sarney, da ministra do Planejamento e Orçamento Simone Tebet, do prefeito de São Paulo Ricardo Nunes, e do senador Marcelo Castro.

O presidente da FUG, Alceu Moreira, fez a entrega simbólica do documento ao presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, representando o compromisso do partido com a construção de um projeto coletivo para o Brasil.

No retrato destaque: Alexandre Guimarães e Baleia Rossi