TOXINAS OFERTADAS NO MERCADO INFORMAL APRESENTA RISCOS AOS CONSUMIDORES

SAÚDE - Medicamentos para fins estéticos são controlados pela Anvisa; mercado paralelo expõe riscos e vende produtos duvidosos. A AGR Medical realizou o 1º Workshop de Estética em Palmas nos dias 4 e 5 de março

O mercado paralelo de toxinas para fins estéticos levanta sérias preocupações quanto à segurança e qualidade dos produtos, além de desafiar a regulamentação da Agência Nacional de Segurança Sanitária (Anvisa) e outras autoridades de saúde. Desde o ano passado, a Anvisa tem emitido alertas regulares para lotes falsificados de medicamentos estéticos no mercado. A comercialização paralela é divulgada nas redes sociais e em grupos de aplicativos de troca de mensagens por vendedores não regulamentados.

A toxina botulínica, popularmente conhecida como botox, é amplamente utilizada em tratamentos de estética facial. Ela é um produto de venda restrita, e distribuída por empresas regulamentadas e disponível apenas para profissionais habilitados. Além da ineficácia, a utilização de toxina botulínica adulterada ou falsificada pode resultar contaminação, podendo levar a complicações como alergias e infecções graves, exigindo intervenção imediata. Junto com a toxina, preenchedores, bioestimuladores e outros produtos seguem o mesmo protocolo.

Atenta em fornecer produtos de qualidade, regulamentados, e levar conhecimento aos profissionais que atuam nesta área, a AGR Medical, empresa com sede em São Paulo desde 2015, chega ao Tocantins. Depois de dois dias de workshop, muito networking e visitas, a empresa anunciou que, ainda este semestre, estará com filial no estado, gerando emprego e oportunidades de negócio.

O CEO da AGR Medical, Rodrigo Enezio Vieira, espera que a operação esteja pronta em 60 dias. “Nosso compromisso vai além de simplesmente fornecer produtos, estamos empenhados em garantir a segurança e respaldo para os profissionais e, consequentemente, satisfação aos consumidores”, afirmou o empresário. “Investimos na formação de profissionais e estudantes da área, promovendo workshops e cursos, em parceria com as entidades regulamentadoras, com professores que são referência em estética no Brasil”, conclui o CEO.

A AGR Medical será a primeira empresa de distribuição de produtos estéticos legalizada no Tocantins. Sua chegada prevista para o primeiro semestre promete garantir segurança aos consumidores e uma solução para o mercado informal. A legalização da empresa deve contribuir para o crescimento do mercado da estética, que já registrou avanço de 560% nos últimos 5 anos.