GOVERNADOR LAUREZ MOREIRA DESTACA PROTAGONISMO DO TOCANTINS NA AGENDA CLIMÁTICA DA AMAZÔNIA LEGAL DURANTE A COP 30

Chefe do Executivo participou da abertura oficial do evento global e do Hub Amazônia, onde foram entregues os compromissos conjuntos para o desenvolvimento sustentável da Amazônia Legal. "A nossa participação na COP30 tem como objetivo estabelecer contato com investidores interessados na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável. Quero trocar experiências com outros países e atrair oportunidades de investimento voltadas à conservação das nossas riquezas naturais, fortalecendo o compromisso do Tocantins com o crescimento econômico aliado à sustentabilidade"

O governador em exercício do Tocantins, Laurez Moreira, acompanhado pela primeira-dama e desembargadora Ângela Prudente, marcou presença na abertura oficial da COP30, em Belém (PA), nesta segunda-feira, 10. O evento que reúne líderes globais, autoridades e especialistas em meio ambiente. 

O casal participou também da inauguração do Hub Amazônia, na Zona Azul (Blue Zone), espaço que simboliza a união e a cooperação entre os nove estados amazônicos. Durante o encontro, foram entregues os compromissos conjuntos voltados ao desenvolvimento sustentável e à preservação dos biomas da região.

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Divaldo Rezende, reforçou que o Estado aposta em um modelo de baixo carbono, com foco no Programa Agricultura de Baixo Carbono (ABC) e no combate aos incêndios florestais, um dos maiores desafios da região.

Realizada pela primeira vez na Amazônia, a COP30 é um marco histórico: reúne líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil em debates sobre as transformações climáticas e o futuro do planeta.

O Hub Amazônia, espaço de destaque do evento, promete ser um dos pontos mais disputados da conferência, com uma programação repleta de painéis, reuniões bilaterais e debates sobre inovação verde, tecnologia, governança ambiental e mercado de carbono.

Na comitiva tocantinense: Narubia Werreria (Secretária dos Povos Originários e Tradicionais), Aleandro Lacerda (presidente da Companhia Imobiliária de Participações), Cledson da Rocha Lima (presidente do Instituto Natureza do Tocantins) e Paulo Ricardo Machado (presidente da Agência Tocantinense de Saneamento), entre outros.