Sob os holofotes da COP 30, o Brasil registrou seu nome na história da descarbonização marítima global, no último domingo (8), em Belém. O cenário não poderia ser mais simbólico: a charmosa Estação das Docas recebeu o lançamento do JAQ Hidrogênio, o primeiro barco-escola do mundo movido a hidrogênio, um feito que une tecnologia, educação e amor pelas águas.
A bordo do evento, nomes de peso do governo e da iniciativa privada. O Ministro do Turismo, Celso Sabino, prestigiou a cerimônia e destacou o apoio do Governo Federal à iniciativa, que coloca o Brasil na rota do turismo sustentável. “Este é o turismo que queremos para o futuro inovador, educativo e limpo”, afirmou o ministro, emocionado com o avanço verde apresentado em solo paraense.
O idealizador do projeto, Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica, foi aplaudido ao resumir sua missão com poesia e propósito: “A água me ensinou que somos apenas visitantes e que nossa pegada deve ser leve, limpa e educativa. O JAQ nasce para ensinar e inspirar. É o início de um legado.”
O projeto reúne uma constelação de parceiros de peso: GWM, Itaipu Parquetec, Heineken e Artefacto, marcas que unem inovação, sustentabilidade e design em prol de um futuro mais azul e verde. Representando a GWM, Tiago Sugahara, gerente de ESG, pontuou que a empresa trabalha há mais de um ano na transferência de tecnologia para descarbonizar também os mares: “É um orgulho ver a eletrificação que promovemos nas estradas ganhar agora as águas brasileiras.”
O lançamento foi prestigiado por autoridades, empresários e formadores de opinião, entre eles Cilene Sabino (secretária de Turismo de Belém), Adler Silveira (secretário de Infraestrutura do Pará), o Capitão de Mar e Guerra Alexandre Pimental, e o prefeito de Recife, João Campos, cidade onde o barco passou por parte dos testes e adaptações.
Com 36 metros de elegância tecnológica e um auditório para 40 pessoas, o JAQ H1 permanecerá ancorado em Belém até o encerramento da COP30, antes de iniciar, em janeiro de 2026, uma jornada educativa pelos portos brasileiros. O circuito culminará em 2027 com o lançamento do JAQ H2, uma embarcação de 50 metros 100% movida a hidrogênio e capaz de gerar sua própria energia a partir da água. um marco na economia verde mundial.



