TJTTO LANÇA CARTILHAS DE ADOÇÃO

As cartilhas "Adoção Legal", "Adoção Internacional" e "Entrega Voluntária", lançadas pelo Poder Judiciário tocantinense são novas fontes de consulta e orientação para adoção de crianças e adolescentes. Vem saber!

Com apresentação cultural das crianças do Projeto Tamandalata, da Escola Municipal de Tempo Integral Almirante Tamandaré. O  poder judiciário tocantinense  foi lançado nessa terça-feira (9) Cartilhas elaboradas pelo Poder Judiciário tocantinense norteiam ações de adoção de crianças e adolescentes.

O conjunto de cartilha foi elaborado pela Comissão Estadual Judiciária de Adoção (Ceja), Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ-TO) e pelo Grupo Gestor das Equipes Multidisciplinares (GGEM). Para agilizar o acesso em algumas comarcas as cartilhas foram entregues antes do lançamento oficial. E se tornou um instrumento importante para sanar dúvidas, principalmente para profissionais da assistência social.

O Ministério Público do Tocantins, por meio do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (Caopij), e a Defensoria Pública do Tocantins, por meio do Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Nudeca), foram colaboradores do projeto na análise de conteúdo das cartilhas.

Presentes no evento, o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), Océlio Nobre, representando o presidente da Corte, desembargador João Rigo Guimarães, a coordenadora do Ceja, Ana Mara Carneiro Mourão, representando a corregedora-geral de Justiça, desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe, o promotor de justiça do Caopij, Sidney Fiori Júnior, e o defensor público Fred Alejandro Solorzano, a coordenadora do GGEM, Márcia Mesquita Vieira, o coordenador estadual da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, juiz Adriano Gomes Melo de Oliveira, a presidente da Comissão Especial de Defesa e Proteção da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/TO), Kelly Cristina Martins Santos e a presidente do grupo de Adoção de Palmas, Ana Paula Pires. Outras  autoridades e representantes de 15 entidades que atuam na área da infância e juventude.

No auditório da Escola Superior da Magistratura (Esmat). Acesse as cartilhas aqui: http://www.tjto.jus.br/index.php/cartilhas